UM ENTRELAÇAR DE LUZ E SOMBRA NAS MEMÓRIAS DO BRINCAR
Palavras-chave:
Memórias, Brincadeiras infantis, história oralResumo
Com esse trabalho se buscou conhecer, por meio das memórias, a importância e os significados das brincadeiras na infância dos feirantes da feira livre de Tocantinópolis- TO, contextualizando o brincar enquanto prática social que contribui para o desenvolvimento humano. Utilizou-se a história oral temática com a colaboração de quatro participantes, que nos trouxeram a atmosfera da feira para essa discussão. Os resultados da pesquisa tornaram possível compreender as brincadeiras enquanto parte importante da vida, bem como percebê-las como atividade complexa de criação e recriação de quem brinca, recheada de símbolos e significações próprias do jogo.
PALAVRAS-CHAVE: Memórias. Brincadeiras infantis. História Oral.
ABSTRACT With this work, we sought to know, through the memories, the importance and meanings of childhood games in the fairgrounds of the free trade fair of Tocantinópolis - TO, contextualizing play as a social practice that contributes to human development. Thematic oral history was used with the collaboration of four participants, who brought us the atmosphere of the fair for this discussion. The results of the research made it possible to understand the games as an important part of life, as well as perceive them as a complex activity of creation and recreation of those who play, full of symbols and meanings of the game.
KEYWORDS: Memories. Childrens play. Oral History.
RESUMEN
Con ese trabajo se buscó conocer, por medio de las memorias, la importancia y los significados de los juegos en la infancia de los feriantes de la feria libre de Tocantinópolis - TO, contextualizando el jugar como práctica social que contribuye al desarrollo humano. Se utilizó la historia oral temática con la colaboración de cuatro participantes, que nos trajeron la atmósfera de la feria para esa discusión. Los resultados de la investigación hicieron posible comprender los juegos como parte importante de la vida, así como percibirlas como actividad compleja de creación y recreación de quien juega, rellena de símbolos y significaciones propias del juego.
PALABRAS CLAVE: Memorias. Juegos infantiles. Historia Oral.
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