O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIÁLOGO
DOI:
https://doi.org/10.20873/PROGRAMESTAGPalavras-chave:
Residência Pedagógica, Estágio Supervisionado, Prática formativa, Lesson StudyResumo
O presente estudo compartilha a experiência formativa do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto do Curso de Pedagogia, visando identificar as aproximações e distanciamentos com a perspectiva do estágio supervisionado. As reflexões orientam-se por meio da pesquisa qualitativa e descritiva, que adotou a análise documental como percurso metodológico, utilizando como fontes de consulta dos dados os relatórios de residentes e preceptoras, e os registros de observações dos coordenadores. As análises localizam como pontos de aproximação entre o PRP e o estágio supervisionado os seus objetivos e carga horária, e a adoção da escola como lócus de formação. Os pontos distantes residem na organização didático metodológica de cada um, sendo que o PRP, possibilitou uma melhor compreensão da unidade teoria e prática.
PALAVRAS-CHAVE: Residência Pedagógica; Estágio Supervisionado; Prática formativa; Lesson Study.
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