O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIÁLOGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/PROGRAMESTAG

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Estágio Supervisionado, Prática formativa, Lesson Study

Resumo

O presente estudo compartilha a experiência formativa do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto do Curso de Pedagogia, visando identificar as aproximações e distanciamentos com a perspectiva do estágio supervisionado. As reflexões orientam-se por meio da pesquisa qualitativa e descritiva, que adotou a análise documental como percurso metodológico, utilizando como fontes de consulta dos dados os relatórios de residentes e preceptoras, e os registros de observações dos coordenadores. As análises localizam como pontos de aproximação entre o PRP e o estágio supervisionado os seus objetivos e carga horária, e a adoção da escola como lócus de formação. Os pontos distantes residem na organização didático metodológica de cada um, sendo que o PRP, possibilitou uma melhor compreensão da unidade teoria e prática.

PALAVRAS-CHAVE: Residência Pedagógica; Estágio Supervisionado; Prática formativa; Lesson Study.

Biografia do Autor

Arinalda Silva Locatelli, UFNT

Doutora em Educação pela FaE/UFMG. Mestre em Educação pela PPGE/UFMA. Graduada em Pedagogia pela UFPA. Com Especialização em Supervisão Educacional pela UNIG. Professora Associada do Curso de Pedagogia da UFNT. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Infância e Linguagem - NEIL. Tem experiência na área de educação infantil e estágio.

Andrey Patrick Monteiro de Paula, UFNT

Graduado em licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade a distância (UNIVESP). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor Efetivo da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) atuando no Curso de Pedagogia. Responsável pelo LIAPE (Laboratório Interdisciplinar de Apoio Pedagógico). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolve pesquisas nas áreas de Metodologias do Ensino de Matemática e Formação de Professores que Ensinam Matemática.

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Silva Locatelli, A., & Monteiro de Paula, A. P. (2025). O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIÁLOGO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 459–482. https://doi.org/10.20873/PROGRAMESTAG