DOCÊNCIA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:
O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.20873/DOCPROCESSPalavras-chave:
Estudantes, Residência Pedagógica, Professor , HistóriaResumo
Este trabalho visa relatar as experiências vividas por um estagiário do Programa Residência Pedagógica no cotidiano de uma escola da rede municipal de ensino. Outrossim, neste relato fazemos uso de uma consistente pesquisa bibliográfica, a partir de autores que estudam a formação docente e a relação entre teoria e prática no ensino da História. Ter o contato direto e amplo com o ambiente e com a comunidade escolar permite um enriquecimento para todos os envolvidos. Desta forma, conseguimos inserir metodologias ativas relacionadas ao cotidiano em sala de aula. A aprendizagem e a experiência se tornam cruciais para o desenvolvimento do professor em formação, principalmente na área da História.
Referências
BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marcos Antônio (Org.). A Constituição da História como Ciência: De Ranke a Braudel. Petrópolis: Vozes, 2013.
BERTOZA, Tarianne da S. Pinto. AZEVEDO, Isabela Sarmet. Contos e Encantos da Abayomi: Serviço Social e o Debate das Relações Étnico-Raciais nas Escolas. In: Agenda Social, Vol. 13, no. 1, 2019
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: 19° impressão, Zahar, 2021.
GOMES, Edlaine de Campos. A boneca abayomi: entre retalhos, saberes e memórias. Iluminuras, Porto Alegre, v. 18, n. 44, p. 251-264, jan/jul, 2017.
VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. P.11-35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.