DOCÊNCIA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:

O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DOCPROCESS

Palavras-chave:

Estudantes, Residência Pedagógica, Professor , História

Resumo

Este trabalho visa relatar as experiências vividas por um estagiário do Programa Residência Pedagógica no cotidiano de uma escola da rede municipal de ensino. Outrossim, neste relato fazemos uso de uma consistente pesquisa bibliográfica, a partir de autores que estudam a formação docente e a relação entre teoria e prática no ensino da História. Ter o contato direto e amplo com o ambiente e com a comunidade escolar permite um enriquecimento para todos os envolvidos. Desta forma, conseguimos inserir metodologias  ativas relacionadas ao cotidiano em sala de aula. A aprendizagem e a experiência se tornam cruciais para o desenvolvimento do professor em formação, principalmente na área da História. 



Biografia do Autor

Thomas Siqueira de Almeida, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Graduando em História pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) – Campus I/Arapiraca – Residente CAPES do Programa Residência Pedagógica. Subprojeto de História. Orcid: orcid.org/0009-0005-1350-1394.

Alice Virginia Brito de Oliveira , UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

 Doutora em Educação Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Pedagoga, trabalha na Licenciatura em História com os Estágios  Supervisionados, atuou como orientadora na Residência Pedagógica e é docente orientadora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID)

Referências

BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marcos Antônio (Org.). A Constituição da História como Ciência: De Ranke a Braudel. Petrópolis: Vozes, 2013.

BERTOZA, Tarianne da S. Pinto. AZEVEDO, Isabela Sarmet. Contos e Encantos da Abayomi: Serviço Social e o Debate das Relações Étnico-Raciais nas Escolas. In: Agenda Social, Vol. 13, no. 1, 2019

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: 19° impressão, Zahar, 2021.

GOMES, Edlaine de Campos. A boneca abayomi: entre retalhos, saberes e memórias. Iluminuras, Porto Alegre, v. 18, n. 44, p. 251-264, jan/jul, 2017.

VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. P.11-35.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Siqueira de Almeida, T., & Virginia Brito de Oliveira , A. (2025). DOCÊNCIA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 298–304. https://doi.org/10.20873/DOCPROCESS