O ENSINO REMOTO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15239

Palavras-chave:

Ensino remoto, TDICs, Programa de Residência Pedagógica

Resumo

Neste artigo, apresentamos um relato de práticas docentes vivenciadas no contexto da pandemia de Covid-19, a partir da utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), no Programa de Residência Pedagógica. O nosso objetivo é descrever o aprendizado mútuo das preceptoras e dos residentes quanto ao uso das TDICs, naquele momento pandêmico (2020-2021), talvez único, de interação totalmente online nas fases de planejamento de aulas, elaboração de atividades e recursos didáticos e de regência de aulas no formato de ensino remoto. Para fundamentar teoricamente a nossa reflexão acerca da utilização das TDICs e o emprego de estratégias de ensino telepresencial, recorremos à literatura pertinente a temática a qual empreendemos a discussão, a citar: Camargo e Daros (2021), Kenski (2003) e Solomon e Verrilli (2021), dentre outros.

 

 

Biografia do Autor

Vilma Nunes da Silva Fonseca, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutora em Letras (UFT). Professora do Curso de Licenciatura em Letras, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLit), na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) / Centro de Ciências Integradas – Araguaína. Mestra em Estudos da Linguagem (UFRN), com área de concentração em Literatura Comparada. Especialista em Literatura Luso-Brasileira (UFRN). Graduada em Letras - Licenciatura Plena Português/Inglês (UFRN). Pesquisadora/integrante dos Grupos de pesquisa: Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL), Grupo de Estudos em Sistêmica e Discurso (GESD), Linguagem, Educação e Sustentabilidade (LES) e Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins (GESTO). E-mail: vilmanunes@uft.edu.br / Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3813-1797

Ester Denise Tavares Lourenço, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras. Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Bolsista Capes.

João Pedro Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras. Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Bolsista Capes.

Maria de Fátima Moreira César Valadares, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licenciada em Letras (UFT/2014). Professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Rui Barbosa, em Araguaína/TO. Preceptora. Bolsista Capes.

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Fonseca, V. N. da S., Lourenço, E. D. T., Oliveira, J. P. A. de, & Valadares, M. de F. M. C. (2023). O ENSINO REMOTO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(2), 95–108. https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15239