ALFABETIZAÇÃO E MATEMÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:

VIVÊNCIAS E REFLEXÕES

Autores

  • Mateus Rodrigues Cardoso Universidade Federal do Tocantins
  • Rosimeire Aparecida Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/ALFABEPED

Palavras-chave:

Formação inicial, Aprendizagem, Ensino, Docência

Resumo

Esse texto apresenta reflexões sobre experiências e atividades realizadas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), com o objetivo de de compreender no processo de formação docente tendo como base as ações do Programa Residência Pedagógica (PRP), diante das vivências no programa as contribuições com a formação inicial de professores. Investigando como a participação no Programa Residência Pedagógica contribui no desenvolvimento dos estudantes de pedagogia a partir da interação com o programa, contribui para a formação inicial de professores? A pesquisa, de natureza qualitativa, analisa a formação docente a partir de três eixos interligados: o domínio teórico-metodológico (Pimenta; Lima, 2017), a reflexão crítica sobre a prática (Freire, 1996) e o compromisso com a transformação social (Nóvoa, 2019; Sacristán, 2013). A realização da pesquisa no Centro Municipal de Educação Básica Professora Lívia Lorene Bueno Maia de Arraias-TO, possibilitou-nos perceber que o PRP contribui significativamente para o desenvolvimento profissional dos pedagogos em formação, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para a atuação docente, e, desempenha um papel essencial na formação do professor alfabetizador, capacitando-o à promover a alfabetização e o letramento de maneira efetiva com relação ao processo de aprender para ensinar matemática com situações contextualizadas aproximando os conhecimentos escolares com o contexto social.

Biografia do Autor

Mateus Rodrigues Cardoso, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins, (UFT). Arraias, Tocantins, Brasil. CEP: 77330-000.  E-mail: cardoso.mateus@mail.uft.edu.br

Rosimeire Aparecida Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação Ciências e Matemática – REAMEC – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Professora Adjunta no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Arraias, Tocantins, Brasil. CEP: 77330-000.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: <<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf >>. Acesso: 23/11/2023.

‌BRASIL. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: <<https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>>. Acesso em: 5 set. 2023.

‌FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Campinas:Zetetiké, 2003.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MACEDO, Lino de PETTY Ana Lúcia Sioli. & PASSOS, Norimar Cristhie. Aprender com jogos e Situações Problemas. Artmed, Porto Alegre, 2000.

MACHADO, Nilson José. Matemática e Língua Materna: analise de uma impregnação mutua. São Paulo: Cortez, 1990.

MAGGIONI, Cássia Edmara Coutinho Murback and. Estevam, Everton José Goldoni. (2022). Crenças, concepções e conhecimentos de agentes envolvidos com o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Teoria E Prática Da Educação, 25(1), 77-100. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i1.60739

MAURICIO, Maria Fernanda Maceira.; OLIVEIRA, Francismara Neves de. Relato de experiência do estágio em docência no ensino superior. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2019. Disponível em: <<https://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arquivos/Anais/2019/EIXO%203/6.%20RELATO%20DE%20EXPERIENCIA%20DO%20ESTAGIO%20EM%20DOCENCIA%20NO%20ENSINO%20SUPERIOR.pdf >> Acesso em: 27 juljo. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009

PIMENTA Selma Garrido. (ORG.) Saberes pedagógicos e atividades docentes. In: pimenta, s g. Formação de professores: identidade e saberes da docência. 2ª ED. SÃO PAULO. CORTEZ, 1999. ACESSO EM: 27 set. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

SACRISTÁN, José Gimeno. Educação e cultura: a relação teoria-prática na formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013.

SILVESTRE, Magali Aparecida.; VALENTE, Wagner Rodrigues. Professores em Residência Pedagógica: Estágio para ensinar Matemática. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Rodrigues Cardoso, M., & Rodrigues, R. A. (2025). ALFABETIZAÇÃO E MATEMÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 330–346. https://doi.org/10.20873/ALFABEPED