INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE ENFERMAGEM: ESTUDO, REFLEXÃO E COLABORAÇÃO PARA UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14175Palavras-chave:
Enfermagem, AprendizagemResumo
Objetivou-se relatar a experiência de estudantes e professores em um projeto de inovação pedagógica desenvolvido no curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins. As vivências e ações foram voltadas à promoção do protagonismo do estudante na sua formação, bem como à integração do ensino, pesquisa e extensão no ambiente universitário. Com base na experiência sugere-se uma avaliação conjunta com os demais projetos contemplados em outras áreas do conhecimento, no intuito de aprimorar o programa de inovação pedagógica institucional.
Referências
BRASIL. Lei nº 7.498 de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 25 jun. 1986. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/lei-n-749886-de-25-de-junho-de-1986_4161.html acesso em 7 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 1.133/2001/DF. Distrito Federal: Conselho Nacional de Educação, 7 ago. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf acesso em 7 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 569 de 8 de dezembro de 2017. Diário Oficial da União: seção 1, n. 38, p. 85-90, Brasília, DF, 26 fev. 2018.
COREN-SP - CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Processo de enfermagem: guia para a prática. 2 ed., São Paulo: COREN-SP, 2021. ISBN: 978-65-993308-2-7.
MAGNAGO, C.; PIERANTONI, C. R. A formação de enfermeiros e sua aproximação com os pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Atenção Básica. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n.1, p. 15-24, 2020.
MOREIRA, M. R. et al. O Brasil rumo a 2030? Percepções de especialistas brasileiros(as) em saúde sobre o potencial de o País cumprir os ODS. Saúde Debate, v. 43, n. especial 7, p. 22-35, 2019.
PAGLIOSA, F. L.; DA ROS, M. A. O Relatório Flexner: Para o Bem e Para o Mal. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n.4, p.492-499, 2008.
SANTOS, M. Z. et al. Degree in Nursing: education through problem-based learning. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n.4, p.1071-1077, 2018.
SILVA, J. B. Inovação Pedagógica no Curso de Enfermagem: estudo, reflexão e colaboração para um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Programa Institucional de Inovação Pedagógica, Palmas: UFT, 2021. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/proxy/alfresco-noauth/api/internal/shared/node/ZQ3PwwAxT_WMkCwZXaxhyQ/content/Juliana%20Bastoni%20da%20Silva%20-%20Palmas%20-%20Enfermagem.pdf acesso em 7 mar. 2022.
SILVEIRA, A. et al. Estratégias e desafios do ensino remoto na Enfermagem. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 5, p. 98-103, 2020.
XIMENES NETO, F. R. G. X. et al. Reflexões sobre a formação em Enfermagem no Brasil a partir da regulamentação do Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 1, p. 37-46, 2020