FELICIDADE E BEM-ESTAR ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO

UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/HAPPINESS

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Ensino Superior, Pós-Graduação, Bem-Estar Acadêmico

Resumo

Este artigo descreve uma prática de extensão universitária realizada em associação com um componente curricular de um programa de pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins, com o objetivo de promover o bem-estar no ambiente acadêmico. Foram realizados 14 encontros semanais, sendo seis presenciais e oito na modalidade online síncrona, com duração de duas horas cada. As atividades incluíram exposições, diálogos e trocas de experiências, além da elaboração de materiais educativos e memoriais de formação pelos participantes. O projeto contou com a participação de 31 pós-graduandos, seis docentes da UFT e dois de outras instituições de ensino superior. A experiência contribuiu para a integração, o autoconhecimento e o bem-estar no contexto da pós-graduação, além de permitir a disseminação de materiais educativos com impacto social para as comunidades interna e externa à universidade.

Biografia do Autor

Ladislau Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins. Formador de TCC no curso de especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP, com aperfeiçoamento de pesquisa na Division of Health Research - Lancaster University (Reino Unido).  Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência como professor universitário em cursos de graduação e de pós-graduação (lato sensu). Principais temas: Psicologia Escolar e Educacional; modos de produção de subjetividade em contextos escolares; educação e trabalho; Pesquisa-Intervenção.

Erika da Silva Maciel, Universidade Federal do Tocantins

Docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenadora do Programa de Pós graduação em Ensino em Ciências e Saúde, da UFT (2019-2020) (2021-2025). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino em Saúde na Amazônia Legal - GEPESAL. Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001) com Especialização em Atividade Física e Qualidade de Vida pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e em Fisiologia do exercício aplicado a clínica pela Unifesp (2019). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo(2006). Doutora em Ciências pelo CENA- USP (2011). Pós doutora pelo Departamento de Agroindústria, alimentos e nutrição (USP-ESALQ), Pós doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica (FCM-USP) e Pós doutora em Ciências da Saúde pela FMABC

Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (2018), com tese sobre a temática saúde de populações vulneráveis na atenção primária; Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2012), com dissertação sobre qualidade da atenção primária à populações vulneráveis; Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês (2016), Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2006). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro da Comissão do Plano de Qualificação e Formação Docente, Comissão de Acessibilidade do Curso de Graduação em Enfermagem (UFT). Coordenador da comissão Dinter em Enfermagem UFG-UFT e membro da comissão do Mestrado Profissional em Enfermagem UNESP-UFT. Vice-Coordenador do Grupo Lattes de Estudos e Pesquisas em Ensino em Saúde na Amazônia Legal (GEPESAL-UFT). Atua no Curso de Graduação em Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde da (UFT). 

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

NASCIMENTO, L. R. D., da Silva Maciel, E., & Rodrigues Peixoto Quaresma, F. (2025). FELICIDADE E BEM-ESTAR ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E EXTENSÃO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 273–290. https://doi.org/10.20873/HAPPINESS

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