FELICIDADE E BEM-ESTAR ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO
UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/HAPPINESSPalavras-chave:
Extensão Universitária, Ensino Superior, Pós-Graduação, Bem-Estar AcadêmicoResumo
Este artigo descreve uma prática de extensão universitária realizada em associação com um componente curricular de um programa de pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins, com o objetivo de promover o bem-estar no ambiente acadêmico. Foram realizados 14 encontros semanais, sendo seis presenciais e oito na modalidade online síncrona, com duração de duas horas cada. As atividades incluíram exposições, diálogos e trocas de experiências, além da elaboração de materiais educativos e memoriais de formação pelos participantes. O projeto contou com a participação de 31 pós-graduandos, seis docentes da UFT e dois de outras instituições de ensino superior. A experiência contribuiu para a integração, o autoconhecimento e o bem-estar no contexto da pós-graduação, além de permitir a disseminação de materiais educativos com impacto social para as comunidades interna e externa à universidade.
Referências
ABRAHÃO, M. H. M. B. Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 165-172, maio 2011.
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 4. ed. São Paulo, Companhia das Letras, 1994, 484p.
BRASIL. Presidência da República. Decreto No 8.892, de 27 de outubro de 2016. Cria a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. [Internet]. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8892.htm
BÜCKER, Susanne et al. Subjective well-being and academic achievement: A meta-analysis. Journal of Research in Personality, v. 74, p. 83-94, 2018.
CESAR, Flaviane Cristina Rocha et al. Qualidade de vida de estudantes de mestrado e doutorado da área da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, p. e20201116, 2021. Disponível em <https://www.scielo.br/j/reben/a/XyPCDYTJYTsPDG8dKQpqFwM/?lang=pt> Acesso em 21 jun 2024.
CORRÊA, Roberta PIres et al. The perceptions of Brazilian postgraduate students about the impact of COVID-19 on their well-being and academic performance. International Journal of Educational Research Open. n. 2, 100185, p. 1-8, Aug. 2022. Disponível em < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666374022000619> Acesso em 26 jun 2024.
COSTA, Everton Garcia da; NEBEL, Letícia. O quanto vale a dor? Estudo sobre a saúde mental de estudantes de pós-graduação no Brasil. Polis. Revista Latinoamericana, n. 50, 2018. Disponível em <https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-65682018000200207 >
FREIRES, Leogildo Alves et al. Estresse e bem/mal-estar subjetivo em estudantes universitários: Um modelo explicativo. Revista de Psicologia da IMED, v. 13, n. 2, p. 39-58, 2021. Disponível em <https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico/article/view/4230 . Acesso em 25 mai 2024.
JUANAMASTA, I. Gede et al. Postgraduate and undergraduate student nurses' well-being: A scoping review. Journal of Professional Nursing, v. 40, p. 57-65, 2022. Disponível em < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S8755722322000357 > Acesso em: 26 jun 2024.
LANGFORD, Rebecca et al. The WHO Health Promoting School framework for improving the health and well‐being of students and their academic achievement. Cochrane database of systematic reviews, n. 4, 2014. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24737131/ > Acesso em: 25 jun 2024.
MACHADO, Adriana Marcondes; FONSECA, Paula Fontana. A escrita endereçada como prática de formação e construção de realidade. Mnemosine, v. 15, n. 1, 2019. Disponível em <https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45970 > Acesso em 27 jun 2024.
NASCIMENTO, Ladislau Ribeiro do. O MEMORIAL DE FORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PESQUISA. Revista Teias, v. 19, n. 53, p. 262-274, 2018. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1982-03052018000200262&script=sci_arttext > Acesso em 30 jun 2024.
NGANGA, Camilla Soueneta Nascimento et al. Há tanta vida lá fora! Work-life conflict, mulheres e pós-graduação em contabilidade. Revista de Administração Contemporânea, v. 27, n. 2, p. e210318, 2023. Disponível em <https://www.scielo.br/j/rac/a/MVrqHZ4qmtTNQzDDzXJBpMK/> Acesso em 25 jun 2024.
VAN DER WEEL, F. R.; VAN DER MEER, Audrey LH. Handwriting but not typewriting leads to widespread brain connectivity: a high-density EEG study with implications for the classroom. Frontiers in Psychology, v. 14, p. 1219945, 2024. Disponível em < https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2023.1219945/full > Acesso em: 27 jun 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.