A ENFERMAGEM COMO AGENTE SOCIAL: A IMPORT NCIA DA PERCEPÇÃO DAS VULNERABILIDADES, UMA VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DE INTERNATO RURAL E ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Leilivan Gomes Siqueira Santos Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0001-7603-1629
  • Helder Barros Tomaz
  • Mirelly Vieira Godoy
  • Ana Edith Farias Lima

DOI:

https://doi.org/10.20873.enfermagem

Palavras-chave:

Enfermagem, Pessoas em Situação de Rua, Atenção Primária à Saúde, Populações Vulneráveis, Educação em Saúde

Resumo

É preconizado que a graduação seja um momento que proporcione ao enfermeiro em formação, subsídio teórico-prático que venha a contemplar as necessidades apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. O Estágio Supervisionado (Internato Rural e Atenção Básica) vem a ser um espaço a favorecer esse aprendizado, visando um perfil de qualidade do egresso da Graduação de Enfermagem.

Biografia do Autor

Helder Barros Tomaz

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do  Tocantins. 

Mirelly Vieira Godoy

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins. Enfermeira Sanitarista. Especialista em Saúde da Família e da Comunidade. Especialista em Saúde Coletiva.

Ana Edith Farias Lima

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem - Doutorado em Enfermagem - DINTER UFG/UFT (2020, em andamento). Mestra em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins /UFT (2013). Especialista em Qualificação Profissional pela UNB. Especialista em Ética do Ensino de Filosofia pela UFT (2019). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (1996). Docente da Universidade Federal do Tocantins.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001, Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF, 2001.

______, Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº: 33/2007. Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação de Enfermagem. Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF, 2007.

______, Ministério da Educação. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) N°. 20/2009, dispõe sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem, Campus de Palmas. Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF, 2009.

______, Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, DF, 2017.

LONDERO, M. F. P.; CECCIM, R. B.; BILIBIO, L. F. S. Consultório de/na rua: desafio para um cuidado em verso na saúde. Interface. 200?.

ROSA, A. S.; SANTANA, C. L. A. Consultório na Rua como boa prática em Saúde Coletiva. Rev Bras Enferm [Internet], v. 71, n. (supl1), p. 501-2. 2018

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

Gomes Siqueira Santos, L., Barros Tomaz, H., Vieira Godoy, M., & Farias Lima, A. E. (2023). A ENFERMAGEM COMO AGENTE SOCIAL: A IMPORT NCIA DA PERCEPÇÃO DAS VULNERABILIDADES, UMA VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DE INTERNATO RURAL E ATENÇÃO BÁSICA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(1), 165–171. https://doi.org/10.20873.enfermagem

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)