TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E INCLUSÃO: A 1ª EDIÇÃO DO FESTIVAL SURDOLÍMPICO DO TOCANTINS E SUA INTERFACE COM A PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/TRANSINCLUPalavras-chave:
Extensão comunitária, Programas de Pós-Graduação, Estudantes surdos, Inclusão SocialResumo
Este trabalho apresenta os resultados da atuação do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde na 1ª edição do Festival Surdolímpico do Tocantins, realizado em setembro de 2023 em Palmas. O estudo exploratório quali-quantitativo teve como objetivo analisar a contribuição do evento para inclusão social, educação bilíngue de surdos e papel da universidade na extensão. Foram coletados dados através de questionários e entrevistas com participantes, familiares e organizadores. A análise utilizou estatística descritiva e conteúdo para as entrevistas, buscando identificar percepções, desafios e contribuições do evento. A hipótese é que o evento fortaleceu a educação bilíngue, promoveu a inclusão social e contribuiu para uma sociedade mais equitativa.
Referências
BARROS, M. D. L. T.; MARCONDES, M. I. ÉTICA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 171, p. 332–337, mar. 2019. DOI 10.1590/198053145994. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742019000100332&tlng=pt. Acesso em: 6 dez. 2024.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 17 maio 2023.
BRASIL. Lei No 9.394 de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 maio 2023.
BRASIL. LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO 2000. 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Acesso em: 23 abr. 2024.
BRASIL. Lei no 13.005 - PNE. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 23 abr. 2024.
BRASIL. Lei no 13.146 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). p. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 26 out. 2023.
BRASIL. Lei No 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2021/lei-14191-3. Acesso em: 16 maio 2023.
CASTRO, M. C. S. D.; RIBEIRO, S. F. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NOVA RACIONALIDADE VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Cadernos de Pesquisa, v. 53, p. e09898, 2023. DOI 10.1590/198053149898. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742023000100605&tlng=pt. Acesso em: 6 dez. 2024.
CENTER FOR HEARING AND SPEECH REHABILITATION, SARAJEVO, BOSNIA AND HERZEGOVINA; POVLAKIĆ HADŽIEFENDIĆ, M.; H. MAHMUTOVIĆ, E.; CENTER FOR EDUCATION AND REHABILITATION OF HEARING AND SPEAKING TUZLA, BOSNIA AND HERZEGOVINA. INTERESTS OF DEAF AND HARD-OF-HEARING STUDENTS FOR SPORTS. Journal Human Research in Rehabilitation, v. 9, n. 2, p. 48–54, set. 2019. https://doi.org/10.21554/hrr.091907.
DODD-REYNOLDS, C.; GRIFFIN, N.; KYLE, P.; SCOTT, S.; FAIRBROTHER, H.; HOLDING, E.; CROWDER, M.; WOODROW, N.; SUMMERBELL, C. Young people’s experiences of physical activity insecurity: a qualitative study highlighting intersectional disadvantage in the UK. BMC Public Health, v. 24, n. 1, p. 813, 15 mar. 2024. DOI 10.1186/s12889-024-18078-9. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-024-18078-9. Acesso em: 6 dez. 2024.
FORPROEX 2012. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. p. 46 - 47. Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Disponível em: https://proexc.ufu.br/legislacoes/2012-politica-nacional-de-extensao-universitaria-forproex-2012. Acesso em: 14 abr. 2024. (PP 46 - 47).
FOSTER, R.; FITZGERALD, H.; STRIDE, A. The socialization and participation of Deaflympians in sport. Sport in Society, v. 22, n. 12, p. 1904–1918, 2 dez. 2019. https://doi.org/10.1080/17430437.2018.1530219.
LOPES, J. K. P.; TORRES, P. L. PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Cadernos de Pesquisa, v. 54, p. e10125, 2024. DOI 10.1590/1980531410125. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742024000100607&tlng=pt. Acesso em: 6 dez. 2024.
MESQUITA DA SILVA, M. C.; ANSELMO GUILHERME, A.; DE OLIVEIRA BRITO, R. A Base Nacional de Formação Docente e o curso de Pedagogia: cenários e perspectivas da formação inicial de pedagogos no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5273, 18 abr. 2023. DOI 10.24109/2176-6681.rbep.104.5273. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5273. Acesso em: 6 dez. 2024.
MONTENEGRO RUEDA, M.; FERNÁNDEZ-CERERO, J. El deporte inclusivo: Un camino hacia la equidad y la igualdad de oportunidades (Inclusive sport: A pathway to equity and equal opportunities). Retos, v. 51, p. 356–364, 17 out. 2023. DOI 10.47197/retos.v51.100592. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/100592. Acesso em: 6 dez. 2024.
ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil. 1 jan. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 16 mar. 2024.
ROSSONI, A. L.; DE VASCONCELLOS, E. P. G.; DE CASTILHO ROSSONI, R. L. Barriers and facilitators of university-industry collaboration for research, development and innovation: a systematic review. Management Review Quarterly, 26 abr. 2023. DOI 10.1007/s11301-023-00349-1. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11301-023-00349-1. Acesso em: 8 dez. 2023.
SANTOS, A. I. B. D.; SANTOS, J. W. H.; FALCÃO, V. M. L.; SANTOS, A. H. S. D.; MEDEIROS, C.; NUNES, G. S.; SOARES, F. P.; BATISTA, A. C. D. L. Relato de Experiência: ação extensionista para divulgação da cultura surda e adaptação de materiais didáticos em biologia em escola no município de Bananeiras, Paraíba. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e58411528536, 16 abr. 2022. DOI 10.33448/rsd-v11i5.28536. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28536. Acesso em: 9 nov. 2024.
SERVA, F. M. Educação Superior no Brasil: Um estudo sobre a Política de Curricularização da Extensão Universitária. 2020. 198 f. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília São Paulo, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/916fde38-fd91-4d48-9cbe-bb60671b6594/content. Acesso em: 24 jun. 2024.
SILVA, W. P. da. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Um conceito em Construção. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 10 nov. 2020. DOI 10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22491. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491. Acesso em: 24 jun. 2024.
SILVA, P. H. G. D.; SANTANA, V. C. L. D.; PESSOA, R. G. D. S.; SILVA, A. I. F. D. A avaliação da resistência masculina na busca aos serviços de saúde. Research, Society and Development, v. 12, n. 3, p. e19912340356, 10 mar. 2023. DOI 10.33448/rsd-v12i3.40356. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40356. Acesso em: 6 dez. 2024.
STEWART, D. A.; ELLIS, M. K. Sports and the Deaf Child. American Annals of the Deaf, v. 150, n. 1, p. 59–66, mar. 2005. https://doi.org/10.1353/aad.2005.0023.
UFT - Universidade Federal do Tocantins. Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025. Palmas: UFT, 2021. Disponível em: < https://docs.uft.edu.br/share/s/l6G29vJbQ1ikIp_eqtOvgw>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.