IMUNIZA ESCOLA PROJECT: CONTRIBUTING TO INCREASE SCHOOL VACCINATION COVERAGE

Autores

  • Flávia Martins Montelo Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-0676-256X
  • Ana Beatriz Sousa Alencar Cantuária Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-2305-3861
  • Tereza Raquel Carvalho da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Gabriela Larissa Vieira Pinto Universidade Federal do Tocantins
  • Ulisses Vilela Hipólito Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-0353-6479
  • Mirian Cristina dos Santos Almeida Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-9178-1345
  • Viviane Reis Nunes Universidade Federal do Tocantins
  • Debora Leão Alves Universidade Federal do Tocantins
  • Elayne Carolyne Torres Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Henrique Teixeira Abella Universidade Federal do Tocantins
  • Paulo Henrique Alves Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873.IMUNIZ

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Imunização, Enfermagem em Saúde Pública, Cobertura Vacinal

Resumo

Este artigo tem por objetivos relatar as ações desenvolvidas e resultados alcançados pelo Projeto de Extensão Imuniza Escola, nas escolas municipais de Palmas/ TO no período de outubro/2018 a abril/2021. Trata-se de relato de experiência, desenvolvido a partir de ações realizadas em parceria com vinte escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde de referência para as escolas participantes, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal da Educação. Na fase presencial, foram realizados nas escolas, grupos de educação em saúde sobre a importância da vacinação, solicitado os cartões de vacinas para análise e foi realizado imunização dos estudantes que estavam com calendário vacinal em atraso, mediante autorização dos responsáveis. No início da pandemia da Covid-19 houve reformulação do projeto, quando as ações passaram para a modalidade online: por meio dos grupos de WhatsApp das salas de aula, os responsáveis pelos escolares receberam flyers e pequenos vídeos informativos sobre a importância de manter o calendário vacinal dos estudantes atualizados.  Após foram convidados para participar do projeto, enviando uma foto do cartão de vacina de forma privativa para o WhatsApp do Projeto, quando o estado vacinal era analisado e aqueles com atraso foram encaminhados para o centro de saúde de referência para imunização. Na fase presencial foram analisados 1103 cartões de vacinas: 46 escolares da Educação Infantil estavam com atraso vacinal e 440 do Ensino Fundamental estavam com pelo menos uma vacina em atraso, sendo esses imunizados na escola pelos extensionistas do projeto. Na fase online foram enviados virtualmente informações sobre imunização para 4000 responsáveis pelos estudantes; destes 539 enviaram fotos dos cartões de vacina para análise e 202 estavam com estado vacinal em atraso e foram orientados a procurar a unidade de saúde de referência para atualização. A experiência proporcionou aos extensionistas a oportunidade de vivenciar na prática o conteúdo teórico sobre imunização, além da aquisição de habilidades no manejo dos cartões de vacina e preparo e administração de imunobiológicos. Também foi possível promover educação em saúde sobre a imunização, quebrando medos e mitos, além de contribuir para o aumento da cobertura vacinal e aproximar a comunidade da universidade.

 

Biografia do Autor

Ana Beatriz Sousa Alencar Cantuária, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem na Fundação Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas.

Tereza Raquel Carvalho da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Tocantins.

Gabriela Larissa Vieira Pinto, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Tocantins.

Ulisses Vilela Hipólito, Universidade Federal do Tocantins

Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas - TO, Brasil. Doutorado em Farmacologia.

Mirian Cristina dos Santos Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas - TO, Brasil. Doutorado em Ciências.

Viviane Reis Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Tocantins

Debora Leão Alves, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Tocantins

Elayne Carolyne Torres Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Tocantins

Henrique Teixeira Abella, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeiro Graduado pela Universidade Federal do Tocantins

Paulo Henrique Alves Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Enfermiera graduada pela Universidade Federal do Tocantins

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Martins Montelo, F., Sousa Alencar Cantuária, A. B., Carvalho da Silva, T. R., Vieira Pinto, G. L., Vilela Hipólito, U., dos Santos Almeida, M. C., … Alves Monteiro de Oliveira, P. H. (2024). IMUNIZA ESCOLA PROJECT: CONTRIBUTING TO INCREASE SCHOOL VACCINATION COVERAGE. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(1), 11–55. https://doi.org/10.20873.IMUNIZ

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