MULHER DE MEIA-IDADE: DESAFIOS AO CUIDADO PROXIMAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva Uesb – Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia
  • Fernanda Luz Barros Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Zilanda Souza Botelho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Lina Ribeiro Moura Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Carla Manoela Oliveira de Araújo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Neuziele Miranda da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Graciete Souza Cruz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Luan Gonçalves de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Larissa Silva de Abreu Rodrigues Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v4n1/12179

Palavras-chave:

Climatério, Menopausa, Assistência Integral à Saúde das Mulheres, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Estudo qualitativo de imbricamento pesquisa-extensão, objetivou conhecer os desafios que as mulheres de meia-idade encontram na Unidade Básica de Saúde aos cuidados na fase de climatério. Participaram 17 mulheres, idade entre 40 a 60 que responderam um questionário na ferramenta Google forms, pelo contexto de isolamento social em decorrência da pandemia pelo Covid-19. Os resultados evidenciaram que as mulheres são invisíveis na fase de climatério, tendo a atenção em saúde voltada às ações programáticas estabelecidas como do Programa Hiperdia e as especificidades da fase de climatério negligenciadas. Evidencia-se como necessário assegurar o direito integral e constitucional em todas as fases do viver e envelhecer da mulher.  

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana da Silva, Uesb – Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia

Graduada em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1994), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998), Doutorado em Enfermagem - Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Doutorado em Estágio de Doutorado pela Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto (2006) com período de estudos em Londres, Inglaterra. Pós-doutorado em Enfermagem - bolsa de estudos PDJ CNPq pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Professora Pleno, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Líder de grupo de pesquisa - Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade; Linhas de pesquisa: Família em seu Ciclo Vital e Interdisciplinar saberes ao processo de cuidar humano. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM/UESB. Docente do Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade, nível mestrado acadêmico/UESB.

Fernanda Luz Barros, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa-Extensão NIEFAM/UESB e Diretora de extensão da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LACE-UE).

Zilanda Souza Botelho , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, voluntária do  Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados a saúde da família em convibilidade com doenças cronicas- NIEFAM, bolsista de Iniciação Cientifica - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia- FAPESB, período 2018-2019

Lina Ribeiro Moura , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Graduada em enfermagem e obstetrícia. Experiência profissional: hospitalar, em clinica médica, emergência e UTI, e na atenção básica. Atualmente e parte do grupo de pesquisa e extensão Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM.

Carla Manoela Oliveira de Araújo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade,  nível acadêmico, pela UESB. Psicologia coordenadora do Serviço de Psicologia do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas - NIEFAM/UESB.

Neuziele Miranda da Silva , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Licenciada e bacharelada em Educação Física. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integra a equipe técnica e coordena a área de Educação Física do NIEFAM, programa vinculado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA.

Graciete Souza Cruz , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Integra a equipe técnica de Fisioterapia do NIEFAM/UESB.

Luan Gonçalves de Souza , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Nutricionista pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Nutricionista clínico pela Clinica de Psicologia Humanista (CPH), docente de cursos técnicos em enfermagem e Nutrição pelo Colégio Estadual de Jequié; do Colégio Politécnico Humberto Ribeiro Reis (CPHRR) e pelo Instituto Tecnológico Profissionalizante. Compus a Executiva Nacional de estudantes de Nutrição por 2 anos; Compus o Fórum Alagoano em defesa do SUS; Componho o Fórum Popular em Saúde (Jequié-BA). Membro do NIEFAM.

Larissa Silva de Abreu Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Guanambi, BA. Departamento de Educação, Campus XII. Membro do NIEFAM.

Referências

AGENCIA IBGE NOTÍCIAS. Pesquisa Nacional de Saúde. Impulsionado pelas mulheres, consumo de álcool cresce entre brasileiros em 2019. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/29472-impulsionado-pelas-mulheres-consumo-de-alcool-cresce-entre-brasileiros-em-2019 >Acesso em: 05 dez. 2020.

ALMEIDA, F.A.; BRITO, F. A.; ESTABROOKS, P. A. Modelo RE-AIM: tradução e adaptação cultural para o Brasil. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social (online), Uberaba, v. 1, n. 1, p. 6-16, set/dez, 2013. DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v1i1.602.

BARRETO, S.M. et al. Análise da estratégia global para alimentação, atividade física e saúde, da Organização Mundial da Saúde. Epidemiol. Serv. Saúde [online], v.14, n.1, p.41-68, 2005. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742005000100005> Acesso em: 05 dez. 2020.

BENEDETTI, T.R.B. et al. RE-AIM: uma proposta de avaliação de programas de atividade física. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v.17, n.2, p. 295-314, jun, 2014. Disponível em:< https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/viewFile/21745/16019 > Acesso em: 05 dez. 2019.

BIERNACKI, P.; WALDORF, D. Snowball sampling: problems and techniques of chains referral sampling. Sociol Methods Res, v.10, p. 141-163, 1981. https://doi.org/10.1177%2F004912418101000205

BLÜMEL, J.E. et al. Menopause or climacteric, just a semantic discussion or has it clinical implications?. Climacteric., v.17, p. 235-241, 2014. <https://doi.org/10.3109/13697137.2013.838948>.


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas Públicas. Plano de reorganização da atenção à hipertensão e diabetes mellitus. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas Públicas. - Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/reorganizacao_plano.pdf> Acesso em: 05 dez. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008. 192 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Caderno, n.9). Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_atencao_mulher_climaterio.pdf> Acesso em: 12 de fev. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de 12 de Dezembro de 2012. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. 12 p. Disponível em:< https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf > Acesso em: 09 set. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência integral à saúde da mulher: bases da ação programática. Brasília: Ministério da Saúde, 1984. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/assistencia_integral_saude_mulher.pdf >Acesso em: 08 de fev. 2019.


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004a. 82 p. Disponível em:
<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_atencao_mulher.pdf> Acesso em: 09 de out. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria no; 596, de 8 de abril de 2004 Instituir Grupo Técnico Assessor com a finalidade de proceder Análise da Estratégia Global sobre Alimentação, Atividade Física e Saúde, da Organização Mundial da Saúde e, em caráter consultivo, fornecer subsídios e recomendar ao Ministério da Saúde posição a ser adotada frente ao tema. Diário Oficial da União, Brasília, n.o 69, p.25, 12 abr. 2004b. Seção 2.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Princípios e Diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 1. ed., 2. reimpr. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2011.82 p. : il. – (Série C. Projetos, Programas e Relatórios). Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_mulher_principios_diretrizes.pdf >Acesso em: 09 de out. 2020.

CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE - CNES. Consulta Estabelecimento. Disponível em: <http://cnes.datasus.gov.br/pages/estabelecimentos/consulta.jsp >Acesso em: 09 de out. 2020.

CASTRO, T. Autoajuda como discurso sobre as emoções. Um Olhar sobre a Produção Brasileira para a Crise da Meia-Idade. In: XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. VIII Jornadas de Sociología de la Universidad de Buenos Aires. Asociación Latinoamericana de Sociología, Buenos Aires, 2009. Disponível em:< https://cdsa.aacademica.org/000-062/2135.pdf > Acesso em: 09 de out. 2020.


CHAER, G.; DINIZ, R.R.P.; RIBEIRO, E.A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência. Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf> Acesso em: 03 de mar. 2020.

CURTA, J.C.; WEISSHEIMER, A. M. Percepções e sentimentos sobre as alterações corporais de mulheres climatéricas. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre , v. 41, n. spe, e20190198, 2020. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190198

DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 432 p.

FEBRASGO. Federação Brasileira das Associações e Ginecologia e Obstetrícia. Manual de Orientação em Climatério. FEBRASGO, 2010.

FERREIRA, V.N.; CHINELATO, R.S.C.; CASTRO, M.R. et al. Menopausa: marco biopsicossocial do envelhecimento feminino. Psicologia & Sociedade, v. 25, n. 2, p. 410-419, 2013. Disponível em: < http://scielo.br/pdf/psoc/v25n2/18.pdf > Acesso em: 03 de mar. 2019.

FONSECA, F.M.; SANTOS, F.F.; COSTA, F.M. et al. Climatério: Influência na sexualidade feminina. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 13, n. 2, p. 639-648, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i2.2382

GLASGOW, R.E; VOGT, T.M; BOLES, S.M. Evaluating the public health impact of health promotion interventions: The RE-AIM framework. American Journal of Public Health, Nova York, v. 89, n. 9, p. 1322-1327, set. 1999. DOI: https://ajph.aphapublications.org/doi/10.2105/AJPH.89.9.1322

HOGA, L. et al. Women's experience of menopause: a systematic review of qualitative evidence. JBI Database System Rev Implement Rep. v. 13, n. 8, p. 250-337. 2015. DOI: 10.11124/jbisrir-2015-1948

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/jequie.html > Acesso em: 09 de out. de 2020.

JESUS, A.M. de; FALCÃO, M.P.H.; FERNANDES, M.S.R. et al. Estratégias promotoras de uma saúde sexual à mulher/casal na menopausa/climatério: uma scoping review. Revista da UIIPS, [s. I.] v. 8, n.º 1, p. 321-332. 2020. DOI: <https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19903 >

LEITE, E.S.; OLIVEIRA, F.B.; MARTINS, A.K.L. et al. Perspectivas de mulheres sobre o climatério: conceitos e impactos sobre a saúde na atenção básica. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental online, v.4, n. 4, p. 2942-52, out./dez. 2012. Disponível em:< https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1029825>Acesso em: 2 de abr. 2020.

LIMA, C.T. et al. Análise das políticas públicas em saúde da mulher: uma revisão da literatura. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 197, Octubre de 2014. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd197/politicas-publicas-em-saude-da-mulher.htm > Acesso em: 05 de mai. 2020.

MANICA, J.; BELLAVER, E.H.; ZANCANARO, V. Efeitos das terapias na menopausa: uma revisão narrativa da literatura. J. Health Biol Sci. v. 7, n.1, p.82-88. 2019. DOI:< http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i1.2064.p82-88>

MENEZES, Marcus Vinícius Silva. Organização da atenção básica à saúde de Jequié-BA: uma agenda a ser concluída. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, 2007. Disponível em:< http://livros01.livrosgratis.com.br/cp085585.pdf> Acesso em: 15 de mai. 2020.

MILES, M.B.; HUBERMAN, A.M. Qualitative Researcher’s. London: Sage Publications, 2002.

MIRANDA, J.S.; FERREIRA, M.L.S.M.; CORRENTE, J.E. Qualidade de vida em mulheres no climatério atendidas na Atenção Primária. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 67, n. 5, p. 803-809, jul. 2014. DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2014670519 >

MORI, M.E.; COELHO, V.L.D. A vida ouvida: a escuta psicológica e a saúde da mulher de meia-idade. Estud. pesqui. psicol. v.3, n. 2, “não.p.”, jul. 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180842812003000200005 Acesso em:15 de mai. 2020.

OLIVEIRA, Z.M.; VARGENS, O.M.C.; ACIOLI, S. et al. Cuidado de enfermagem no climatério: perspectiva desmedicalizadora na atenção primária de saúde. Rev enferm UFPE on line. v. 11, n. 2, p. 1032-1043, fev. 2017. DOI: http://10.5205/reuol.10263-91568-1-RV.1102sup201720.

PANZINI, Raquel Gehrke et al . Qualidade de vida e espiritualidade. Rev. psiquiatr. clín., São Paulo , v. 34, supl. 1, p. 105-115, 2007. DOI:<https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000700014 >


PASKLAN, A.N.P. et al. O perfil de mulheres hipertensas no climatério atendidas no programa hiperdia. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental online, v. 6, n. 1, p. 249-260, jan/mar. 2014. Disponível em: <http://www.index-f.com/pesquisa/2014pdf/6-249.pdf >Acesso em: 26 de abr. 2020.

PIECHA, V.H.; EBLING, S.B.D.; PIESZAK, G.M.; SILVA, M. M.; SILVA, S. O. Percepções de mulheres acerca do climatério. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental online, v. 10, n. 4, p. 906-912, out./dez. 2018. DOI: <http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.906-912>

PRESADO, M.H.C.V. Climatério/Menopausa, Relacionamento Conjugal e Qualidade de Vida. 2013. 255 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde) – Universidade Aberta , Lisboa, Portugal, 2013.

ROCHA, E.M.F.M.; SOUZA, L.X.M.; UCHOA, S.A.C. et al. Atenção básica à saúde. As mulheres de mais-idade em Caicó (RN). Rev. Longeviver, Ano I, n. 4, out./nov./dez, 2019 . Disponível em: https://revistalongeviver.com.br/index.php/revistaportal/article/view/807/866 Acesso em: Acesso em: 2 de abr. 2020.

SILVA, C. B.; BUSNELLO, G. F.; ADAMY, E. K. et al. Atuação de enfermeiros na atenção às mulheres no climatério. Revista de Enfermagem UFPE On Line, v. 9, n. 1, p. 312-318, jan. 2015. DOI: <http://10.5205/reuol.5221-43270-1-RV.0901supl201508>

SILVA, L.W.S. et al. Cuidados proximais as mulheres de meia idade participantes do Niefam nos estágios de envelhecimento reprodutivo feminino: climatério e menopausa. [Programa de Extensão], Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PROEX. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019.

SOARES, G.R.S.; SÁ, S.P.C.; SILVA, R.M.C.R.C. et al. O conhecimento produzido acerca de climatério, família e envelhecimento. Revista Enfermagem UERJ, v. 26, n. 1, p. 1-6, set. 2018. DOI: <http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2018.32588 >

SOUZA, S.S.; SANTOS, R.L.; SANTOS, A.D.F. et al. Mulher e climatério: concepções de usuárias de uma unidade básica de saúde. Reprodução e Climatério, v. 32, n. 2, p. 85-89, jan. 2017. DOI: <http://dx.doi.org/10.1016/j.recli.2017.01.001>

TECHTUDO. Google Forms formulários online. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/07/google-forms-o-que-e-e-como-usar-o-app-de-formularios-online.ghtml >Acesso em: 06 de out. 2020.

TORRES, J.M.; BEZERRA, K.K.S.; BEZERRA, A.M.F. et al. Sexualidade no climatério e suas implicações na qualidade de vida de mulheres atendidas na atenção primária. Temas em Saúde, ed. especial, p. 891-910, 2018. Disponível em:<http://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2018/10/fip201856.pdf > Acesso em: 27 de nov. 2020.

VALENÇA, C.N; GERMANO, R.M. Concepções de mulheres sobre menopausa e climatério. Rev. Rene Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 161-171, jan./mar, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4498/3398 > Acesso em: 20 de nov. 2020.


VIEIRA, T.M.M.; ARAÚJO, C.R.; SOUZA, E.C.S. et al. Vivenciando o climatério: percepções e vivencias de mulheres atendidas na atenção básica. Enferm. Foco, v. 9, n. 2, p. 40-45, jan. 2018. Disponível em: <http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1084 > Acesso em: 5 de dez. 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Silva, L. W. S. da, Barros, F. L. ., Botelho , Z. S., Moura , L. R. M. ., Araújo, C. M. O. de, Silva, N. M. da ., … Rodrigues, L. S. de A. . (2021). MULHER DE MEIA-IDADE: DESAFIOS AO CUIDADO PROXIMAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 4(1), 146–186. https://doi.org/10.20873/uft-v4n1/12179