Mídias, Tecnologias e Sociedade em Debate: Pensar o Futuro Transdisciplinar

Autores

  • Luiz Gustavo M. da Silva Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Peter D. de Castro Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Palavras-chave:

Mídias, Tecnologias, Sociedade

Resumo

As relações entre mídias, tecnologias e sociedade se estabeleceram a partir de diversas perspectivas, sejam elas filosóficas, sociológicas e antropológicas, sejam econômicas, políticas e científicas. Todos esses ângulos guardam uma singularidade independente do tempo e do espaço; a possibilidade de uma análise histórica. Ao longo dos séculos XIX e XX, diversas análises científicas e obras literárias apropriaram-se das tecnologias em suas narrativas, sempre as colocando de forma utilitarista, tanto com a visão de que elas seriam úteis ao progresso da humanidade, quanto postas como algo que viria a substituir o ser humano. Apesar dessas representações, a ideia de um sentido de mera utilidade foi desafiada nas últimas décadas do século XX, particularmente pela revolução tecnológica que marcaria a Era Digital.

Referências

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2013.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MARICONDA, Pablo Rubén; MOLINA, Fernando Tula. Entrevista com Andrew Feenberg. Scientiæ Zudia, Scielo: São Paulo, v. 7, nº. 1, p. 165-71, 2009.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

SILVA, Luiz Gustavo M. da; FERREIRA , Peter D. de Castro. Mídias, Tecnologias e Sociedade em Debate: Pensar o Futuro Transdisciplinar. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 01–07, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14954. Acesso em: 28 mar. 2024.