CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA, LITERATURA E AS MEDIAÇÕES DE FORMAÇÃO DE LEITORES: TRÊS PONTAS DA TRANÇA TECIDA PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Rubenílson Pereira de Araújo

Palavras-chave:

Concepções de infância, Literatura infantil, mediações de leitura

Resumo

O texto em questão problematiza a infância do ponto de vista literário, bem como as idiossincrasias desta faixa etária em contraponto com o silenciamento e violências físicas e simbólicas impostas ao infante no decorre da história, impossibilitando a sua concepção subjetiva. Os aportes teóricos dos estudos literários são enfatizados apontando a produção da literatura infantil contemporânea como forma de abordar a diversidade, o respeito à diferença e a convivência humana, no que concerne à identidade e alteridade. Por fim, o tripé de concepções de infância, literatura e as mediações de leitura baliza a essência da práxis pedagógica emancipadora da criança e seu desenvolvimento integral.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

PEREIRA DE ARAÚJO, Rubenílson. CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA, LITERATURA E AS MEDIAÇÕES DE FORMAÇÃO DE LEITORES: TRÊS PONTAS DA TRANÇA TECIDA PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA NA CONTEMPORANEIDADE. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23–41, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13502. Acesso em: 22 dez. 2024.