CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA, LITERATURA E AS MEDIAÇÕES DE FORMAÇÃO DE LEITORES: TRÊS PONTAS DA TRANÇA TECIDA PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Rubenílson Pereira de Araújo

Palavras-chave:

Concepções de infância, Literatura infantil, mediações de leitura

Resumo

O texto em questão problematiza a infância do ponto de vista literário, bem como as idiossincrasias desta faixa etária em contraponto com o silenciamento e violências físicas e simbólicas impostas ao infante no decorre da história, impossibilitando a sua concepção subjetiva. Os aportes teóricos dos estudos literários são enfatizados apontando a produção da literatura infantil contemporânea como forma de abordar a diversidade, o respeito à diferença e a convivência humana, no que concerne à identidade e alteridade. Por fim, o tripé de concepções de infância, literatura e as mediações de leitura baliza a essência da práxis pedagógica emancipadora da criança e seu desenvolvimento integral.

Referências

ARIÈS, P. 1981. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC Editora. BENJAMIN, W. 2002. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34.

BENTO, B. 2011. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Dossiê Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis (SC), vol. 19,n.º 2, May/Aug. Disponível em < http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200016 >. Acesso em janeiro de 2016.

__________. 2014. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. 2ª ed. Natal: EDUFRN.

__________. 2010. As Tecnologias que fazem o gênero. In: VIII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero, Curitiba: UFPR.

BUTLER, J. 1999. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica.

BRASIL. 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n.º 8.069, de 13 de julhho de 1990. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm >. Acesso em: out. 2015.

CANDIDO, A. 2002. A literatura e a formação do homem. In: CANDIDO, A. Textos de intervenção. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34.

____________. 1995. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 3ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Duas cidades.

COELHO, N. N. 2000. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Petrópolis.

_____________. 2000b. Literatura Infantil: teoria, prática, didática. São Paulo: Moderna.

COLOMER, T. 2007. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global.

CONRAD. H. M. 2000. O desafio de ser pré-escola. As ideias de Friedrich Fröebel e o início da educação infantil no Brasil. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do

Paraná – PUCPR, 140f.

BRASIL. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm > . Acesso em set. 2016.

CORAZZA, S. 2001. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em Educação. Petrópolis, RJ: Vozes.

CORSINO, P. 2010. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In: BRASIL. Literatura: ensino fundamental. Coord. Aparecida Paiva, Francisca Maciel e Rildo Cosson. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.

COSTA, J. F. 1989. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Edições Graal.

COSSON, R. 2006. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto.

CUNHA, M. Z. 2009. Na tessitura dos signos contemporâneos: novos olhares para a literatura infantil e juvenil. São Paulo: Editora Humanitas; Paulinas.

DEL PRIORE, M. (Org.). 2000. História das Crianças no Brasil. São Paulo.

FACCO, L. 2009. Era uma vez um casal diferente: a temática homossexual na educação literária infanto-juvenil. São Paulo: Summus.

FALEIROS, V. P. e FALEIROS, E. S. 2008. Escola que protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes. Ministério da Educação. Secretaria de educação continuada, alfabetização e diversidade, Brasília, DF.

FARIA, A. L. G. de. 2005. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da educação infantil. In: FARIA, A. L. G. de. PALHARES, M. S. (org.). Educação

Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas, São Paulo: Autores Associados.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

PEREIRA DE ARAÚJO, Rubenílson. CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA, LITERATURA E AS MEDIAÇÕES DE FORMAÇÃO DE LEITORES: TRÊS PONTAS DA TRANÇA TECIDA PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA NA CONTEMPORANEIDADE. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23–41, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13502. Acesso em: 28 abr. 2024.