O APRISIONAMENTO DA INF NCIA POR MEIO DE CONCEITOS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS

Autores

  • Milena Moreira Montalvão
  • Erasmo Baltazar Valadão

Palavras-chave:

Infância, Escola, Educação, Emancipação

Resumo

O presente trabalho se propõe a pensar as infâncias e as suas facetas, trazendo as contribuições do contexto sócio-histórico para a compreensão do seu significado em diferentes períodos da história, sobretudo na modernidade, quando, apesar das incessantes transformações, não raro era possível observar uma visão conservadora e autoritária do que era a infância e como ela devia ser tratada pelos adultos, os quais comumente almejavam capturar e doutrinar as crianças conforme os seus quereres e desígnios. Nesta perspectiva, buscamos compreender o papel da educação na construção da infância, e para isso percorremos os moldes tradicionalistas e hierárquicos sobre infância, bem como as concepções e práticas educativas que preconizaram a emancipação e a libertação das classes populares, uma vez que estas historicamente encontraram-se e ainda se encontram imersas nas estruturas de poder da classe dominante. Neste estudo foi utilizada a revisão bibliográfica de produções científicas e livros de autores que se dedicam ao estudo da temática abordada, em especial Jorge Larrosa (1998). Propomo-nos a olhar, aqui, para as infâncias sob a ótica da singularidade, que compreende a existência de cada sujeito no mundo, conferindo-lhe caráter de unicidade e, portanto, refutam padrões e determinações prescritas e estabelecidas previamente ao seu nascimento.

 

Referências

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Publicado

2024-09-22

Como Citar

MOREIRA MONTALVÃO, Milena; BALTAZAR VALADÃO, Erasmo. O APRISIONAMENTO DA INF NCIA POR MEIO DE CONCEITOS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/19658. Acesso em: 5 nov. 2024.