LEITURA: (DES) PRAZER LITERÁRIO POR PARTE DOS ALUNOS
Palavras-chave:
Leitura, Livro, LeitorResumo
O objetivo deste trabalho é compreender os caminhos que levam crianças a lerem e escolherem suas leituras em um contexto escolar. A pesquisa é qualitativa, sendo utilizados questionário e entrevista como instrumentos metodológicos para a coleta de dados. O lócus da pesquisa é uma escola estadual e os sujeitos são os alunos e a professora regente. Dessa forma, discutir sobre o que as crianças buscam quando se dirigem ao espaço destinado à leitura em sala de aula, como escolhem o livro e principalmente, por que o escolhem, passaram a ser questões centrais desta investigação, tendo em vista o pressuposto de que a pouca maturidade influencia nas escolhas do leitor criança e, portanto, há necessidade de mediações que poderiam ocorrer em um ambiente de leitura.
Referências
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo. Ática, 1988.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 144p. 1. Parâmetros curriculares
nacionais. 2. Língua portuguesa: Ensino de primeira à quarta série. I. Título, 1997.
CRUZ, Ednília Nascimento. Histórias Infantis e formação de leitores. Montes Claros: Unimontes, 2006. 24 RELPE, Arraias (TO), v. 1, n.º 1, p.14-24, jul./dez., 2015.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio século XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa / Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; coordenação de edição, Margarida dos Anjos, Marina Baird Ferreira; lexicografia, Margarida dos Anjos [et al.]. 4. Ed. Rev. Ampliada. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor. São Paulo. Ática, 1997.
PAIVA, Aparecida Martins, ARACY, Graça Paulino; VERSIANE, Zélia (org.). Literatura e Letramento: espaços, suportes, interfaces. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2003.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura & Realidade Brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983.
YUNES, Eliana. Pensar e leitura: complexidade. Rio de Janeiro: ed. PUC - Rio; São Paulo: Loyola, 2002.