LEITURA: (DES) PRAZER LITERÁRIO POR PARTE DOS ALUNOS

Autores

  • Michele Silva Costa
  • Diego Neves de Sousa

Palavras-chave:

Leitura, Livro, Leitor

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender os caminhos que levam crianças a lerem e escolherem suas leituras em um contexto escolar. A pesquisa é qualitativa, sendo utilizados questionário e entrevista como instrumentos metodológicos para a coleta de dados. O lócus da pesquisa é uma escola estadual e os sujeitos são os alunos e a professora regente. Dessa forma, discutir sobre o que as crianças buscam quando se dirigem ao espaço destinado à leitura em sala de aula, como escolhem o livro e principalmente, por que o escolhem, passaram a ser questões centrais desta investigação, tendo em vista o pressuposto de que a pouca maturidade influencia nas escolhas do leitor criança e, portanto, há necessidade de mediações que poderiam ocorrer em um ambiente de leitura. 

Referências

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo. Ática, 1988.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 144p. 1. Parâmetros curriculares

nacionais. 2. Língua portuguesa: Ensino de primeira à quarta série. I. Título, 1997.

CRUZ, Ednília Nascimento. Histórias Infantis e formação de leitores. Montes Claros: Unimontes, 2006. 24 RELPE, Arraias (TO), v. 1, n.º 1, p.14-24, jul./dez., 2015.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio século XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa / Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; coordenação de edição, Margarida dos Anjos, Marina Baird Ferreira; lexicografia, Margarida dos Anjos [et al.]. 4. Ed. Rev. Ampliada. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor. São Paulo. Ática, 1997.

PAIVA, Aparecida Martins, ARACY, Graça Paulino; VERSIANE, Zélia (org.). Literatura e Letramento: espaços, suportes, interfaces. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2003.

SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura & Realidade Brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983.

YUNES, Eliana. Pensar e leitura: complexidade. Rio de Janeiro: ed. PUC - Rio; São Paulo: Loyola, 2002.

Downloads

Publicado

2015-11-12

Como Citar

SILVA COSTA, Michele; NEVES DE SOUSA, Diego. LEITURA: (DES) PRAZER LITERÁRIO POR PARTE DOS ALUNOS. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 14–24, 2015. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13465. Acesso em: 29 abr. 2024.