O racismo no ambiente escolar: Como enfrentar esse desafio?

Autores

  • Ana Marcia Ribeiro de Miranda Macêdo UFT

Palavras-chave:

Raça, escola, preconceito.

Resumo

Este artigo tem objetivo de discutir o racismo no ambiente escolar, levando em consideração as seguintes discursões: a trajetória dos negros na educação, como tem sido essa problemática em relação ao preconceito e as políticas públicas voltadas para essa questão. Além disso, é abordado o racismo no contexto escolar, juntamente com a política do branqueamento, o mito da democracia racial e as diferenças de igualdades no ambiente escolar. Desse modo, busca “possíveis soluções” para que a escola busque trabalhar as diferenças não somente um dia do ano, como o caso do Dia da Consciência Negra, mas no decorrer das aulas. E, por último, são abordadas as intervenções da prática docente em busca de trabalhar com as diferenças de raças e diminuir os conceitos estereotipados de que o aluno negro tem desvantagem no aprendizado. Nesse sentido, é importante que os professores trabalhem as diferenças de raças, culturas e costumes nas aulas, num fazer pedagógico onde as diferenças sejam vistas apenas como mais uma opção do trabalho docente.

Biografia do Autor

Ana Marcia Ribeiro de Miranda Macêdo, UFT

Mestranda em Letras - UFT

Downloads

Publicado

2016-09-25

Como Citar

Macêdo, A. M. R. de M. (2016). O racismo no ambiente escolar: Como enfrentar esse desafio?. Porto Das Letras, 2(1), p. 88 – 99. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/2477

Edição

Seção

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)