O racismo no ambiente escolar: Como enfrentar esse desafio?

Autores/as

  • Ana Marcia Ribeiro de Miranda Macêdo UFT

Palabras clave:

Raça, escola, preconceito.

Resumen

Este artigo tem objetivo de discutir o racismo no ambiente escolar, levando em consideração as seguintes discursões: a trajetória dos negros na educação, como tem sido essa problemática em relação ao preconceito e as políticas públicas voltadas para essa questão. Além disso, é abordado o racismo no contexto escolar, juntamente com a política do branqueamento, o mito da democracia racial e as diferenças de igualdades no ambiente escolar. Desse modo, busca “possíveis soluções” para que a escola busque trabalhar as diferenças não somente um dia do ano, como o caso do Dia da Consciência Negra, mas no decorrer das aulas. E, por último, são abordadas as intervenções da prática docente em busca de trabalhar com as diferenças de raças e diminuir os conceitos estereotipados de que o aluno negro tem desvantagem no aprendizado. Nesse sentido, é importante que os professores trabalhem as diferenças de raças, culturas e costumes nas aulas, num fazer pedagógico onde as diferenças sejam vistas apenas como mais uma opção do trabalho docente.

Biografía del autor/a

Ana Marcia Ribeiro de Miranda Macêdo, UFT

Mestranda em Letras - UFT

Publicado

2016-09-25

Cómo citar

Macêdo, A. M. R. de M. (2016). O racismo no ambiente escolar: Como enfrentar esse desafio?. Porto Das Letras, 2(1), p. 88 – 99. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/2477

Número

Sección

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Artículos más leídos del mismo autor/a