Formando professores para o ensino crítico de línguas

Autores

Resumo

Neste artigo, discuto no que consiste a formação crítica de professores e o ensino crítico de línguas a partir de dados coletados durante uma experiência em um componente curricular denominado Projeto Interdisciplinar, de um Curso de Letras: inglês e literaturas de língua inglesa de uma universidade federal mineira. Apoio-me em autores como Duboc (2018), Mastrella-de-Andrade e Pessoa (2019) e Monte Mór (2018), que adotam perspectivas críticas acerca da formação de professores de línguas. Analiso atividades desenvolvidas com alunos de ensino médio em uma escola da rede estadual de educação e reflito em que sentido acredito que essas puderam contribuir para ensejar uma formação crítica de professores e um ensino crítico de língua inglesa na escola pública, compartilhando minhas inquietações, inseguranças e (des)aprendizagens como professora formadora. Finalizo o artigo com ressignicações possibilitadas com o projeto no que diz respeito à relação escola-universidade, à formação de professores de inglês e os propósitos de ensinar a língua inglesa na escola pública.

Palavras-chave: formação crítica de professores; letramento crítico; ensino de língua inglesa; escola pública.

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Publicado

2022-07-21

Como Citar

Costa Ribas, F. (2022). Formando professores para o ensino crítico de línguas. Porto Das Letras, 8(3), 9–33. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13460