DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA:
REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE A PARTIR DOS DISCURSOS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM JOÃO PESSOA-PB
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão de como as discussões sobre sexualidade estão inseridas na prática docente, especificamente de alguns professores do município de João Pessoa, considerando o atual contexto político em que lideranças conservadoras exercem grande influência sobre as políticas educacionais brasileiras. As considerações aqui postas partiram da aplicação de uma entrevista semiestruturada, cujo intuito foi entender como as representações de gênero e sexualidade dos docentes influenciam os trabalhos de educação sexual na escola. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, buscando analisar e interpretar o discurso dos professores à luz das ideias de Foucault (1996; 1999), confrontando-o com as leis e documentos vigentes que paramentam a Educação Sexual na escola e, sobretudo, com as teorias de Louro (2000; 2012), Figueiró (1995; 2006) e Furlani (2011). Os resultados apontam a necessidade de um trabalho de formação continuada para os docentes, no sentido de ajudá-los a problematizar representações sobre gênero e sexualidade, pautadas exclusivamente no corpo biológico, e a adoção de metodologias que tenham como norte a transdisciplinaridade. Por fim, é apresentada uma proposta para inserção dessa temática na vida dos estudantes através do diálogo com produções literárias e outros dispositivos culturais, tendo em vista que a literatura representa um espaço humanizador, capaz de favorecer a sensibilização dos sujeitos e a ampliação dos horizontes de expectativas dos estudantes, necessárias a todo processo educativo crítico e voltado à diversidade.
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