Histórias, lutas e resistências pela educação escolar indígena
um olhar sobre a escola Tekahayne do povo Shanenawa
DOI:
https://doi.org/10.20873.24.sl.14Palavras-chave:
Educação Indígena, Histórias, Lutas, Resistências, Povo Shanenawa, EscolaResumo
Este trabalho é sobre as histórias, os processos de lutas e as resistência pelas quais passaram sujeitas e sujeitos do povo Shanenawa para terem em seu território o direito à educação indígena e, mais particularmente, a uma escola na aldeia Morada Nova da Terra Indígena Katukina/Kaxinawa na cidade de Feijó/AC. Por meio de procedimentos metodológicos de pesquisa de base qualitativa com técnicas de entrevistas, desenvolveu-se o objetivo geral deste artigo que é analisar os traços referentes às histórias, às lutas e às formas de resistências para o desenvolvimento de educação indígena em contexto Shanenawa até o surgimento da escola Tekahayne. Alguns resultados da pesquisa-base deste trabalho mostram que a consciência sobre educação indígena em território Shanenawa se deu por meio da valorização dos saberes culturais produzidos pelos indígenas anciãos do povo que, por meio de novas gerações, construíram novas compreensões sobre o que seja educação e, nesse sentido, produziram os saberes em contexto Shanenawa que foram fundamentais para o desenvolvimento da escola Tekahayne na aldeia Morada Nova na referida Terra Indígena.
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