Histórias, lutas e resistências pela educação escolar indígena

um olhar sobre a escola Tekahayne do povo Shanenawa

Autores

  • Maria Abijicélia Brandão da Silva Shanenawa Universidade Federal do Acre
  • Shelton Lima de Souza Universidade Federal do Acre/UFAC https://orcid.org/0000-0002-4735-8531

DOI:

https://doi.org/10.20873.24.sl.14

Palavras-chave:

Educação Indígena, Histórias, Lutas, Resistências, Povo Shanenawa, Escola

Resumo

Este trabalho é sobre as histórias, os processos de lutas e as resistência pelas quais passaram sujeitas e sujeitos do povo Shanenawa para terem em seu território o direito à educação indígena e, mais particularmente, a uma escola na aldeia Morada Nova da Terra Indígena Katukina/Kaxinawa na cidade de Feijó/AC. Por meio de procedimentos metodológicos de pesquisa de base qualitativa com técnicas de entrevistas, desenvolveu-se o objetivo geral deste artigo que é analisar os traços referentes às histórias, às lutas e às formas de resistências para o desenvolvimento de educação indígena em contexto Shanenawa até o surgimento da escola Tekahayne. Alguns resultados da pesquisa-base deste trabalho mostram que a consciência sobre educação indígena em território Shanenawa se deu por meio da valorização dos saberes culturais produzidos pelos indígenas anciãos do povo que, por meio de novas gerações, construíram novas compreensões sobre o que seja educação e, nesse sentido, produziram os saberes em contexto Shanenawa que foram fundamentais para o desenvolvimento da escola Tekahayne na aldeia Morada Nova na referida Terra Indígena.

Biografia do Autor

Maria Abijicélia Brandão da Silva Shanenawa, Universidade Federal do Acre

Graduação em Pedagogia e Mestra em Letras: Linguagem e Identidade/PPGLI na Universidade Federal do Acre/UFAC.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Brandão da Silva Shanenawa, M. A., & Lima de Souza, S. (2024). Histórias, lutas e resistências pela educação escolar indígena: um olhar sobre a escola Tekahayne do povo Shanenawa. Porto Das Letras, 10(Especial), 1–17. https://doi.org/10.20873.24.sl.14