Saberes Metalinguísticos em uma Cartilha de Pedagogização Antirracista
Resumo
Neste texto, a partir da articulação entre a Análise de Discurso (AD) materialista e a História das Ideias Linguísticas (HIL), objetivo compreender como o saber metalinguístico funciona na cartilha temática Direitos humanos e o combate ao racismo, da Escola do Legislativo de Patos de Minas (2021). Entendo a cartilha temática como um instrumento regulatório da vida em sociedade (SILVA, 2014), que tematiza diversos temas, como saúde, raça e gênero. Além disso, é um objeto deslocado do espaço escolar a partir da cartilha de alfabetização (SILVA e PFEIFFER, 2014), esse compreendido como um instrumento linguístico (AUROUX, 2014). Em nível de descrição, o objeto analisado apresenta diversos saberes metalinguísticos, como sentidos de raça e cor, mas também apresentam expressões consideradas racistas, como denegrir e inveja branca. Os gestos analíticos indicam que a mobilização de alguns dos saberes textualizados não é sustentada por uma fundamentação técnica. Há um jogo entre língua imaginária e língua fluida (ORLANDI, 2013) em que tais saberes são produzidos ora por um efeito de completude, funcionando como um dicionário; ora por efeito de incompletude, em que a língua é passível de jogo (PÊCHEUX, 2014a). Por fim, compreendo que, apesar do deslizamento, a cartilha temática, assim como a cartilha de alfabetização, constitui pelo linguístico os sujeitos como sujeito do conhecimento e para uma vida social (ORLANDI, 2013).
Referências
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