Por uma perspectiva plural das línguas estrangeiras na formação escolar
olhares sobre o Estado de Santa Catarina
Palavras-chave:
línguas estrangeiras; currículo escolar; pluralidade.Resumo
Sob a perspectiva da formação de professores em línguas estrangeiras, o presente artigo tem como principal objetivo refletir sobre a relação entre a normativa educacional vigente, mais precisamente a Lei 13.415, o espaço das línguas estrangeiras nas escolas e sua correlação com a realidade sociolinguística do estado de Santa Catarina. O debate se desenvolve na esteira de postulados da Linguística Aplicada crítica e indisciplinar, bem como da perspectiva glotopolítica, discorrendo sobre o percurso das línguas estrangeiras nos currículos escolares e sobre o plurilinguismo como realidade e como ação. Recuperando esses aspectos, analisa-se um informe compartilhado pela Secretaria de Estado da Educação, o qual organiza informações sobre as línguas estrangeiras nas escolas da Rede. O olhar sobre os dados aponta para uma forte presença da língua inglesa, apesar do não absoluto apagamento de outras línguas vinculadas à realidade sociolinguística do estado, como o alemão, o espanhol e o italiano.
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