Por uma perspectiva plural das línguas estrangeiras na formação escolar

olhares sobre o Estado de Santa Catarina

Autores

  • Leandra Cristina de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

línguas estrangeiras; currículo escolar; pluralidade.

Resumo

Sob a perspectiva da formação de professores em línguas estrangeiras, o presente artigo tem como principal objetivo refletir sobre a relação entre a normativa educacional vigente, mais precisamente a Lei 13.415, o espaço das línguas estrangeiras nas escolas e sua correlação com a realidade sociolinguística do estado de Santa Catarina. O debate se desenvolve na esteira de postulados da Linguística Aplicada crítica e indisciplinar, bem como da perspectiva glotopolítica, discorrendo sobre o percurso das línguas estrangeiras nos currículos escolares e sobre o plurilinguismo como realidade e como ação. Recuperando esses aspectos, analisa-se um informe compartilhado pela Secretaria de Estado da Educação, o qual organiza informações sobre as línguas estrangeiras nas escolas da Rede. O olhar sobre os dados aponta para uma forte presença da língua inglesa, apesar do não absoluto apagamento de outras línguas vinculadas à realidade sociolinguística do estado, como o alemão, o espanhol e o italiano.

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Publicado

2021-02-07

Como Citar

de Oliveira, L. C. (2021). Por uma perspectiva plural das línguas estrangeiras na formação escolar: olhares sobre o Estado de Santa Catarina. Porto Das Letras, 7(1), 401–426. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/10009