Praxiologias nas Aulas de Literaturas de Língua Inglesa: Um Olhar sobre A Tempestade, de Shakespeare, na Perspectiva Decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/223ctm-eff

Resumo

RESUMO:  Neste artigo, discutimos sobre a proposta de uma professora de Literaturas de Língua Inglesa voltada para a problematização de questões de língua e da construção de subjetividades subalternas na peça A tempestade, de William Shakespeare, a partir de perspectivas decoloniais, bem como refletimos sobre como o(a)s aprendizes percebem as questões de língua e de corpos subalternizados na referida obra. Como referencial teórico-epistemológico, nos apoiamos em estudos que envolvem a educação literária (CARBONIERI, 2016; CHINWEIZU, 1987; MACHADO; SOARES, 2021; PEREIRA, 2019, 2020) e em estudos decoloniais (LANDER, 2005; CASTRO-GÓMEZ, 2007; QUIJANO, 2007, WALSH, 2007). Esta pesquisa de caráter qualitativo envolveu uma professora de Literaturas de Língua Inglesa II, três acadêmicas e dois acadêmicos de um curso de Letras de uma instituição privada de Goiás. Utilizamos as discussões realizadas de forma remota sobre a peça A tempestade e os textos escritos pelo(a)s aluno(a)s para a construção do material empírico. Em nossas reflexões, pudemos notar a ampliação do olhar do(a)s educando(a)s sobre o texto shakespeareano, expressa na leitura que fizeram das entrelinhas das falas dos personagens a partir de lentes decoloniais.  Além disso, nossas discussões apontaram que, ao se utilizarem de praxiologias decoloniais em literaturas de língua inglesa, o(a)s aluno(a)s se mostraram mais críticos e perceberam que, por meio dos textos literários, eles poderiam compreender diversos aspectos relativos a inequidades sociais que não tinham percebido quando os estudavam de forma convencional.

Biografia do Autor

Evandro Rosa de Araújo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutorando em Linguística Aplicada ao ensino e aprendizagem de línguas, na Linha de Pesquisa LP6 do programa de Pós-graduação Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - GO (2011), na linha de pesquisa Teoria da Literatura. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG, trabalha com as disciplinas: Teoria Literária, Literatura Norte Americana e Língua Inglesa. Também professor efetivo do - COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO NASSER, com a disciplina de Língua Inglesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Línguas e Literaturas atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Inglês, ensino de listening, speaking, writing and reading na escola pública e literatura estrangeira, literatura comparada e fantástica

Fernanda Franco Tiraboschi, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Letras (habilitação em inglês) pela Universidade Federal de Goiás - Campus de Jataí (2010) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - Campus de Goiânia (2015). Atualmente, está cursando o doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. É professora na Secretaria do Estado de Goiás, no entanto, encontra-se afastada para cursar o doutorado. Professora de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa na Faculdade Alfredo Nasser. Seus interesses de pesquisa estão voltados para os seguintes temas: estratégias cognitivas e metacognitivas na compreensão hiperleitora; o ensino e aprendizagem de línguas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem; estudos sobre o hipertexto; multiletramentos e telecolaboração no ensino de línguas estrangeiras; interculturalidade crítica e decolonialidade na educação literária; interseccionalidades na educação literária; crítica literária feminista.

Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

é Professor Titular de Língua Inglesa da Universidade Federal de Goiás. É graduado em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1995) e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), tendo realizado estágio pós-doutoral também na UFMG (2016). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino e aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: correção com os pares, aprendizagem colaborativa, inglês, avaliação, erro e correção, crenças sobre ensino-aprendizagem de línguas, telecolaboração. Tem vasta publicação nessas áreas, em forma de artigos em periódicos especializados e em capítulos de livros. É autor de Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas; de Semeando a interação: a revisão dialógica de textos escritos em língua estrangeira; e de Vygotsky: A interação no Ensino/aprendizagem de línguas. Organizou os livros A aprendizagem colaborativa de línguas; e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: Princípios e Práticas. Juntamente com Maria Cristina Pimentel Campos, da UFV, organizou os livros Culture and arts in Brazil and in the United States: a bridge of multifaceted languages e Intercultural and interdisciplinary studies: pursuits in higher education Organizou, juntamente com Darcilia Marindir Pinto Simões, da UERJ, os livros Metodologias em/de linguística aplicada para ensino e aprendizagem de línguas; Linguística aplicada, prática de ensino e aprendizagem de línguas; Contribuições da Linguística Aplicada para o Professor de Línguas; e Contribuições da Linguística Aplicada para a Educação Básica. Em 1992, foi um dos integrantes da delegação brasileira no programa The Ship for World Youth, patrocinado pelo governo japonês, experiência que lhe possibilitou conhecer o Japão, Estados Unidos, México e Venezuela. De 2006 a 2010, foi o coordenador da UFG no programa Iniciativa em Artes e Cultura Brasil-Estados Unidos, patrocinado pela CAPES/FIPSE, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e duas instituições americanas: University of Montevallo e Gadsden State Community College, ambas no estado do Alabama. Coordenou, de 2012 a 2014, o Programa de Licenciatura Internacional (PLI) entre a UFG e a Universidade de Coimbra. Foi o Vice-Coordenador do GT Ensino-Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada, da ANPOLL, nos biênios 2012-2014 e 2014-2016, e de 2016 a 2018 foi seu Coordenador. Além do GT, participa do grupo DICE em rede (Discurso, Cultura e Ensino), da qual fazem parte pesquisadores da UFG, UFPE, PUC/SP, UNIFRAN, Mackenzie, Universidade de Buenos Aires, Universidade do Porto, UFMA, IFMA, UFJF, UNIFESP e UFSJ. Participa também da Rede Goiana de Educação Internacional, criada em 2017, da qual participam a Universidade Federal de Goiás, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e a Unievangélica. Também participa da ?Red Poncho?, da qual participam colegas de universidades do Brasil, da Colômbia, do Peru e da Espanha, interessados em desenvolver projetos telecolaborativos com a UFG. De março de 2011 a agosto de 2018, foi o Diretor da Faculdade de Letras da UFG. Atualmente é o Secretário de Relações Internacionais da UFG.

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Publicado

2022-07-21

Como Citar

Rosa de Araújo, E., Tiraboschi, F. F. ., & José Quaresma de Figueiredo, F. . (2022). Praxiologias nas Aulas de Literaturas de Língua Inglesa: Um Olhar sobre A Tempestade, de Shakespeare, na Perspectiva Decolonial. Porto Das Letras, 8(3), 34–53. https://doi.org/10.20873/223ctm-eff