Reflexões sobre os fenômenos da linguagem: o tratamento que a escola dá à variedade linguística do aluno do ensino fundamental de escolas públicas periféricas

Autores

  • Laila Silva Feitosa Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Palavras-chave:

Sociolinguística; variedade; escola pública

Resumo

Esta pesquisa investiga os fenômenos que ocorrem na oralidade de alunos do oitavo e nono ano de uma escola pública periférica no município de Imperatriz – Maranhão; analisa se quando o aluno lê transfere marcas da oralidade para a leitura ou se tem uma leitura monitorada e é fiel ao que está escrito. Analisa também como é tratada a variedade linguística em sala de aula e a postura do professor e dos alunos em relação à variação linguística presente no âmbito escolar. A pesquisa mostra os traços de oralidade mais frequentes na leitura dos alunos que foram observados. Quando o aluno entende mais os aspectos linguísticos, ele pode melhorar em todos os componentes curriculares. Ele dominará melhor o uso da modalidade culta da fala, da escrita e será mais fiel ao que está escrito, quando for ler. Este estudo é considerado relevante porque a legislação oficial concernente ao ensino de língua na educação básica mostra a necessidade de se refletir sobre os fenômenos da linguagem, em especial os relacionados a questão da variedade e variação linguística. Para fundamentar a pesquisa, se buscou teóricos como, Labov (1972/2008); Bortoni-Ricardo, (2004, 2005, 2006); Bagno (2002, 2003, 2007, 2012, 2013), interallia e, dados do INEP/MEC.

Referências

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

BAGNO, M. Nada na Língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.
______. Preconceito linguístico: o que é como se faz. São Paulo: Loyola, 2003.
______. (org.) Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002.,
______. Gramática de Bolso do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2013.

BORTONI-RICARDO, S. M. Variação linguística e atividade de letramento na sala de aula. IN: KLEIMAN, A. B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado de Letras, 2006.

______. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.

______. Educação em Língua Materna: A Sociolinguística na sala de aula. 4. Ed. São Paulo: Parábola, 2004.
______. Manual de Sociolinguística. 1º ed. São Paulo: Contexto, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 1997.

COELHO, I. L.; GÖRSKI, E. M.; SOUZA, C. M. N. de; MAY, G. H. Para conhecer Sociolinguística. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

CRESWELL. J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

2020-07-16

Como Citar

Feitosa, L. S. (2020). Reflexões sobre os fenômenos da linguagem: o tratamento que a escola dá à variedade linguística do aluno do ensino fundamental de escolas públicas periféricas. Porto Das Letras, 6(especial), 182–196. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/7580

Edição

Seção

Metalinguagens: língua, ensino e sociedade