ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

O caso de uma escola pública da Bahia

Autores

  • Milena Alves de Santana Centro Integrado Oscar Marinho Falcão – Itabuna/BA.
  • Wolney Gomes Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Historicamente, as políticas públicas, fruto dos movimentos sociais, têm demonstrado avanços no atendimento à pessoa surda, e, sobretudo, no que diz respeito a questões relacionadas à sua educação, à garantia de seus direitos e inclusão no espaço escolar. Tais avanços têm direcionado as pesquisas para o contexto não apenas político, mas também para as práticas deste fazer pedagógico. Em face disso, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como tem sido o ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, embasada nas discussões teóricas do Bilinguismo para surdos em diálogo com as práticas do Ensino Colaborativo A metodologia empregada foi configurada por um estudo de caso em uma escola pública do interior da Bahia, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas e grupos focais com professores de língua portuguesa que possuem ou já possuíram alunos surdos em suas turmas. O resultado das entrevistas foi analisado à luz da teoria da Análise de Conteúdo, revelando a importância do profissional tradutor intérpretes da língua de sinais para a interação entre professor da sala regular e o aluno surdo. Além disso, ficou evidente a necessidade de parceria colaborativa a fim de assegurar o aprendizado de português pelos alunos surdos.

Biografia do Autor

Milena Alves de Santana, Centro Integrado Oscar Marinho Falcão – Itabuna/BA.

Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PROFLETRAS/UESC), onde desenvolveu a pesquisa sobre O Ensino de Português para Surdos, Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER), Graduada em Letras: Português - Inglês (UESC ). Tem experiência docente no Ensino Superior nas área de Serviço Social, Engenharia Civil e Engenharia de Produção com ênfase em Metodologia Científica, bem como na área de Jornalismo com ênfase na disciplina de Comunicação e Discurso. É docente da Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia, onde leciona inglês para turmas do Ensino Médio da Educação Básica.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Alves de Santana, M., & Gomes Almeida, W. (2022). ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: O caso de uma escola pública da Bahia. Porto Das Letras, 8(4), 254–272. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15128