Perspectivas da leitura literária na escola pública:

Um estudo de caso

Autores

  • Emilio Davi Sampaio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Geraldo José da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Amanda Camargo Rocha Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo trata de um estudo de caso sobre a literatura e o ensino da leitura literária na escola pública, especificamente no Ensino Médio, envolvendo alunos concluintes dessa etapa de escolaridade. O desafio de ler e de ter a literatura como mola mestra para esse fim justificam e corroboram o empenho feito neste trabalho. Isto posto, tem-se como objetivo a verificação do interesse e o nível dos alunos concluintes do Ensino Médio em relação à leitura e à leitura literária. Para atingir o objetivo pretendido, aplica-se um questionário contendo questões qualitativas e quantitativas. Pelo fato dessa pesquisa ser de natureza histórico-descritiva (ANDRADE, 1999), ancorada em pressupostos teóricos contidos em referenciais dos campos da leitura e da literatura, a investigação seguiu, basicamente, os procedimentos determinados em pesquisas de estudo de caso (LÜDKE & ANDRÉ, 1986). Para fundamentar e subsidiar as discussões e reflexões apropria-se, também, dos estudos de (FOUCAMBERT, 1994), (ZILBERMAN, 2012), (COSSON, 2014), entre outros. A partir da análise dos questionários, consoante ao que apontam os estudiosos do assunto, constatou-se que a maioria dos alunos disseram ter o hábito de ler, porém apresentam certas deficiências em relação à leitura literária. Isto acontece mesmo diante de a maioria afirmar que gosta de ler. Ficou evidente, através da análise das respostas, que a maior dificuldade dos alunos está em conseguir absorver o conteúdo do texto literário por completo.

Biografia do Autor

Emilio Davi Sampaio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras pela UFRGS. Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. 

Geraldo José da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras pela UFRGS. Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. 

Amanda Camargo Rocha, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professora da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul. 

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

Sampaio, E. D., da Silva, G. J., & Rocha, A. C. (2020). Perspectivas da leitura literária na escola pública:: Um estudo de caso. Porto Das Letras, 6(2), 125–150. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/7432