Letramento racial e ensino: um livro didático de língua portuguesa em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.24.sl.11

Palavras-chave:

Letramento racial, Livro didático, PNLD

Resumo

Neste artigo analisa-se um livro didático e discute o processo de escolha de obras didáticas para as escolas da rede estadual de ensino do Tocantins. O aporte teórico compreende estudos do letramento (Kleiman, 1995; 2010; Soares, 2012; Street, 2014), mais especificamente do letramento racial (Schucman, 2012; Almeida, 2017). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e interpretativa. O material analisado é composto de duas seções da obra Práticas de língua portuguesa (Faraco; Moura; Maruxo Junior, 2020), as quais trazem textos de autoras negras brasileiras contemporâneas. Nas análises, a discussão focaliza letramento racial, o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2021) e a importância do professor no momento da escolha do livro didático. Conclui-se que a obra analisada (e não escolhida pelas escolas do Tocantins) poderia contribuir muito para o letramento racial dos alunos, tendo em vista a emergência do tema no atual cenário social e político do Brasil.

Biografia do Autor

Edileuza Batista de Araújo, Secretaria de Estado da Educação do Tocantins/ Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Leitura e Produção Escrita pela UFT. Graduada em Letras: Língua portuguesa e inglesa e respectivas Literaturas (UFT). Membro associada da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Literaturas. Exerceu a função de professora substituta na Universidade Federal do Tocantins, no curso de Letras (2008-2009). Atuou como professora da Rede Municipal de Ensino de Araguaína-Tocantins (2000-2009). Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins desde 2010.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado em Letras - Português-Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/IBILCE) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Foi bolsista de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – PDJ/CNPq. É Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música e no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT). Editor-chefe da revista EntreLetras e editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo. É líder do Grupo de Estudos em Educação, Linguagem e Letramento (GEELL/UFNT/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Práticas de leitura e escrita em contexto digital (UNESP/CNPq). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramentos, práticas pedagógicas em Educação do Campo (Pedagogia da Alternância). É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) e da Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Araújo, E. B. de, & Silva, C. da. (2024). Letramento racial e ensino: um livro didático de língua portuguesa em questão. Porto Das Letras, 10(Especial), 1–24. https://doi.org/10.20873.24.sl.11