Letramento racial e ensino: um livro didático de língua portuguesa em questão
DOI:
https://doi.org/10.20873.24.sl.11Palavras-chave:
Letramento racial, Livro didático, PNLDResumo
Neste artigo analisa-se um livro didático e discute o processo de escolha de obras didáticas para as escolas da rede estadual de ensino do Tocantins. O aporte teórico compreende estudos do letramento (Kleiman, 1995; 2010; Soares, 2012; Street, 2014), mais especificamente do letramento racial (Schucman, 2012; Almeida, 2017). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e interpretativa. O material analisado é composto de duas seções da obra Práticas de língua portuguesa (Faraco; Moura; Maruxo Junior, 2020), as quais trazem textos de autoras negras brasileiras contemporâneas. Nas análises, a discussão focaliza letramento racial, o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2021) e a importância do professor no momento da escolha do livro didático. Conclui-se que a obra analisada (e não escolhida pelas escolas do Tocantins) poderia contribuir muito para o letramento racial dos alunos, tendo em vista a emergência do tema no atual cenário social e político do Brasil.
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