Letramento racial e ensino: um livro didático de língua portuguesa em questão

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.20873.24.sl.11

Schlagworte:

Letramento racial, Livro didático, PNLD

Abstract

Neste artigo analisa-se um livro didático e discute o processo de escolha de obras didáticas para as escolas da rede estadual de ensino do Tocantins. O aporte teórico compreende estudos do letramento (Kleiman, 1995; 2010; Soares, 2012; Street, 2014), mais especificamente do letramento racial (Schucman, 2012; Almeida, 2017). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e interpretativa. O material analisado é composto de duas seções da obra Práticas de língua portuguesa (Faraco; Moura; Maruxo Junior, 2020), as quais trazem textos de autoras negras brasileiras contemporâneas. Nas análises, a discussão focaliza letramento racial, o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2021) e a importância do professor no momento da escolha do livro didático. Conclui-se que a obra analisada (e não escolhida pelas escolas do Tocantins) poderia contribuir muito para o letramento racial dos alunos, tendo em vista a emergência do tema no atual cenário social e político do Brasil.

Autor/innen-Biografien

Edileuza Batista de Araújo, Secretaria de Estado da Educação do Tocantins/ Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Leitura e Produção Escrita pela UFT. Graduada em Letras: Língua portuguesa e inglesa e respectivas Literaturas (UFT). Membro associada da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Literaturas. Exerceu a função de professora substituta na Universidade Federal do Tocantins, no curso de Letras (2008-2009). Atuou como professora da Rede Municipal de Ensino de Araguaína-Tocantins (2000-2009). Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins desde 2010.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

He holds a B.A. in English and Portuguese from the State University of Tocantins (Unitins), a Ph.D. and a Master’s Degree in Letters: Language and literature teaching from the Federal University of Tocantins (UFT), and a Postdoctorate in Applied Linguistics at the São Paulo State University (Unesp). Graduation Professor in Rural Education: Arts and Music and in the Linguistic and Literature graduate program of the Federal University of Northern Tocantins (UFNT), Brazil. Leader of Research Group on Education, Language, and Literacy - GEELL/UFNT/CNPq and Editor-chief of EntreLetras Journal. He has experience in the area of Applied Linguistics and Rural Education, working mainly on the following topics: discoursive genres, reading/writing practices, literacy, didactic material, and pedagogical practices in Rural Education (Pedagogy of Alternation). He is a member of the Brazilian Association of Linguistics (ABRALIN), the Linguistic Studies Group of the São Paulo State (GEL), and the Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER), Mexico.

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Veröffentlicht

2024-12-30

Zitationsvorschlag

Araújo, E. B. de, & Silva, C. da. (2024). Letramento racial e ensino: um livro didático de língua portuguesa em questão. Porto Das Letras, 10(Especial), 1–24. https://doi.org/10.20873.24.sl.11