Letramento Científico nas habilidades do Campo de ‘Práticas de estudo e pesquisa’ da BNCC:

concepções sociocientíficas

Autores

Resumo

O Letramento Científico, enquanto prática social, enfatiza o caráter e a utilidade da Educação Científica tendo por finalidade formar cidadãos ativos, receptivos e socialmente responsáveis frente a situações influenciadas pelas ciências.  Para aprofundar as pesquisas sobre este campo de estudo, este trabalho tem como objetivo verificar o entendimento da concepção de educação científica nas habilidades do campo de atuação ‘Práticas de estudo e pesquisa’ das séries finais do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular. Como aporte teórico, a pesquisa está situada no campo da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA-LOPES, 2006), em diálogo com os Novos Estudos do Letramento (KLEIMAN, 2004) e o Letramento Científico (HURD, 1998; Ratcliffe, 1997; (DEBOER, 2000; SANTOS,2006; SANTOS, 2007; HOLBROOK; RANNIKMAE, 2009, silva, 2020) Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é do tipo qualitativa de procedimento descritivo documental, por Unidades de Registro (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). As categorias Natureza da Ciência, Linguagem Científica e Aspectos Sociocientíficos (Relevância, Motivação, Comunicação e Argumentação, Análise e Compreensão) são mobilizadas no tratamento dos dados (RATCLIFFE, 1997; SANTOS, 2007).  Os resultados obtidos a partir das análises demonstram que as habilidades do campo de ‘Práticas de estudo e pesquisa’ estão alinhadas ao Letramento Científico, entretanto para que se consolide o ensino dos conceitos sociocientíficos notou-se a necessidade de práticas interdisciplinares entre os componentes curriculares de Ciências da Natureza e a área de Língua Portuguesa, já que a categoria predominante encontrada é a referente à Linguagem Científica com a presença de alguns Aspectos Sociocientíficos em cada habilidade.

Palavras-chave: Educação Científica; Letramento Científico; BNCC; Categorias sociocientíficas de análise.

Biografia do Autor

Micaella Fernandes, uft

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Porto Nacional. É membro do grupo de pesquisa “Concepções de Letramentos em Campos de Atuação de Língua Portuguesa da BNCC/DCT - Ensino Médio: Desdobramentos na Formação de Professores e nas Práticas de Ensino Escolar”. E-mail: micaella.fernandes1@mail.uft.edu.br.

Mario Ribeiro Morais, universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ensino de Língua e Literatura. Professor efetivo do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). E-mail: moraismario@uft.edu.br.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Fernandes, M., & Ribeiro Morais, mario. (2023). Letramento Científico nas habilidades do Campo de ‘Práticas de estudo e pesquisa’ da BNCC:: concepções sociocientíficas . Porto Das Letras, 9(Especial), 310–328. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17245

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira