O aspecto verbal em português

reflexões sobre ensino, diretrizes curriculares oficiais e livro didático

Autores

  • Diane Paula Mazzuchello UNIOESTE

Resumo

Apesar de constituir um recurso linguístico expressivo na produção de textos, o aspecto verbal é uma categoria geralmente negligenciada no ensino de Língua Portuguesa. Neste artigo, objetiva-se refletir sobre o conceito de aspecto verbal, problematizar o ensino do verbo e analisar diretrizes curriculares oficiais e livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, a fim verificar se há menção à abordagem dos valores aspectuais do verbo em enunciados e textos. Justifica-se o exame desses documentos pelo fato de constituírem ferramentas que norteiam o trabalho do professor em sala de aula. Os resultados da análise mostraram que o aspecto verbal não faz parte do rol de conteúdos programáticos da disciplina nos documentos curriculares normativos e nem na abordagem no livro didático. Considerando que a categoria do aspecto verbal é importante para o desempenho da leitura e escrita, pois expressa a perspectiva do produtor do texto sobre o desenvolvimento da ação verbal, tal constatação representa uma lacuna na formação linguística dos alunos.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Mazzuchello, D. P. (2021). O aspecto verbal em português: reflexões sobre ensino, diretrizes curriculares oficiais e livro didático. Porto Das Letras, 8(1), 144–166. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13015