GESTOS DE SILENCIAMENTO E AUTORIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO DA ÁREA DE LINGUAGENS
UMA LEITURA DE ARQUIVO
Resumo
Neste artigo, temos por propósito analisar o modo como uma notícia oriunda da formação discursiva jornalística foi reacomodada no âmbito da formação discursiva pedagógica, tendo por enfoque o livro didático do Ensino Médio da área da Linguagens. Salientamos que a (re)formulação desse texto no domínio discursivo pedagógico é instituída a partir do apagamento de determinados recortes textuais no fio intradiscursivo. Ancorados teórica e metodologicamente na Análise de Discurso materialista de base pecheuxtiana, ressaltamos que esse apagamento não é contingente. Portanto, consideramos pertinente abordar uma especificidade do funcionamento da autoria: a produção do arquivo constitutivo do livro didático, levando em conta a sua inscrição no interior dos Aparelhos Ideológicos. Fundamentamos e produzimos nossos gestos de interpretação, tomando o nosso corpus analítico na forma de recortes discursivos para, em seguida, examinarmos as sequências discursivas que nos ajudam a compreender o modo como os processos discursivos de apagamento instituídos no eixo da formulação provoca o silenciamento de sentidos que são possíveis, mas que, pela relação de forças, estão interditados. As análises evidenciam que na passagem de uma formação discursiva para a outra os efeitos de sentido produzidos são distintos, e, a partir dos mecanismos de apagamento, interditam-se as discursividades não filiadas à formação discursiva pedagógica.
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