PENSANDO CURRÍCULO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: entre concepções de infâncias representadas em filmes e narrativas cotidianas de praticantespensantes da educação

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p94

Mots-clés :

cinema

Résumé

RESUMO

Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais do projeto de pesquisa CINEMA, INFÂNCIAS E DIFERENÇA: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo. O projeto visa a problematizar concepções de infâncias e diferença a partir de imagens e sons produzidos no cinema, oportunizando aos praticantespensantes do cotidiano educacional – professores da rede básica de ensino – pensar de forma diferente o que vem sendo pensadopraticado na educação escolar.  Neste texto, realizamos um exercício para pensar o currículo como prática de liberdade a partir do filme Yaaba (dirigido por Idrissa Quedraogo, 1989) e das narrativas dos professores, praticantespensantes dos cotidianos escolares.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: cinema; infâncias; diferença; currículo.

 

ABSTRACT

This paper aims to present the partial results of the research project CINEMA, CHILDHOODS AND DIFFERENCE: problematizing education, daily school routine and the curriculum. The project is intended to problematize conceptions of childhoods and difference based on images and sounds produced in the cinema, thus enabling the thinkingpractitioners of the educational routine – basic education teachers – to think differently about what has been thought and practiced in school education. In this paper, we do the exercise of thinking about the curriculum as a practice of freedom by considering both the movie Yaaba (directed by Idrissa Ouedraogo, 1989) and the narratives of the teachers, the thinking practitioners of daily school routines.

 

KEYWORDS: cinema, childhoods; difference; curriculum.

 

 

RESUMEN

Este texto tiene como objetivo presentar resultados parciales del proyecto de investigación CINE, INFANCIAS Y DIFERENCIAS: problematizando la educación, lo cotidiano de la escuela y el currículo. El proyecto intenta problematizar concepciones de infancias y diferencias a partir de imágenes y sonidos producidos en el cine, dando oportunidad a los practicantespensantes del cotidiano educacional - profesores de la red básica de enseñanza - de pensar de forma diferente a lo que viene siendo pensadopracticado en la educación escolar. En este texto, realizamos un ejercicio para pensar el currículo como práctica de libertad a partir de la película Yaaba (dirigido por Idrissa Ouedraogo, 1989) y de las narraciones de los profesores, practicantes/pensantes de los cotidianos escolares.

 

 

PALABRAS CLAVE: Cine; Infancias; Diferencia; Currículo.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009); realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade Complutense de Madrid, Espanha (CNPq); concluiu pós-doutorado no PROPed/UERJ (2015); mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1993). É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação como professora da disciplina Estudos de Currículo e no curso de Pedagogia, ministrando a disciplina Educação Infantil. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Currículo, Sociedade e Cultura Contemporâneos – CNPq e coordenadora do Ateliê de Imagem e Educação – AIE – UNEMAT. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, currículo, cotidiano, subjetivação, cinema, tempo. E-mail: maritzacmaldonado@gmail.com

João de Deus dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006); mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001); graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1991). É professor adjunto da Faculdade de Educação e Linguagem (Facel) do Campus Universitário “Jane Vanini” da Universidade do Estado de Mato Grosso, em Cáceres. É vice-líder Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Currículo, Sociedade e Cultura Contemporâneos – CNPq e membro do Ateliê de Imagem e Educação – AIE – UNEMAT. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, dispositivos disciplinares, subjetivação, cinema. E-mail: j.zeuss@terra.com.br 

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Publié-e

2019-01-14

Comment citer

MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon; SANTOS, João de Deus dos. PENSANDO CURRÍCULO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: entre concepções de infâncias representadas em filmes e narrativas cotidianas de praticantespensantes da educação. Observatoire Journal, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 94–109, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p94. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

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