EM CARTAZ: festivais de cinema de arquivo – preservação e público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p283

Palavras-chave:

Patrimônio Audiovisual, Público, Arquivo, Festival de cinema

Resumo

Nas últimas décadas, observa-se o surgimento de festivais dedicados ao cinema de arquivo. No Brasil, foi criado em 2002, pelo Arquivo Nacional, o Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, evento que foi substituído pelo Arquivo em Cartaz em 2015. O fenômeno dos festivais se relaciona com o tratamento do patrimônio audiovisual ao longo do século XX e XXI, sendo inseparável da trajetória das instituições arquivísticas. Neste artigo, pretende-se, por meio da análise dos dois festivais, discutir como esses eventos trabalham a tensão entre exibir e preservar, duas das principais funções das cinematecas, colocando em diálogo questões sobre patrimônio/preservação e a relação entre os arquivos e seus públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Muylaert Mager, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em História e mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: jumuylaert@gmail.com.

Ana Maria Mauad, Universidade Federal Fluminense

Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado no Museu Paulista da USP. Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professora titular do Departamento de História e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História. E-mail:

Referências

ALMEIDA, Juniele; MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.). Introdução. História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. 354 p.

BEZERRA, Laura. Construindo um espaço para a preservação audiovisual no Brasil. Alceu, PUC-Rio, Rio de janeiro, n. 30, jan./jun., 2015. p. 195-210.

_________. A preservação audiovisual no governo Lula. Anais do Seminário Internacional Políticas Culturais: teoria e práxis, Fundação Casa de Rui Barbosa, 2010. p. 1-16.

DI CHIARA, Francesco; RE, Valentina. Film Festival/Film History: The impact of film festivals on cinema historiography. Il Cinema Ritrovato and beyond. Cinèmas: Journal of Film Studies, Montreal, v. 21, n. 2-3, 2011. p. 131-151.

GAUDREAULT, André. From “Primitive Cinema” to “Kine-Attractography”. In: STRAUVEN, Wanda (Org.). The cinema of attractions reloaded. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2006. p. 85-104.

HEFFNER, Hernani. Preservação. Contracampo, n. 34, 2002. Disponível em: <http://www.contracampo.com.br/34/frames.htm>. Acesso em: 20 jan. 2017

HOLLÓS, Adriana Cox. A preservação de filmes no Arquivo Nacional. Acervo, Arquivo nacional, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, jan./jun., 2003. p. 103-110.

BEZERA, Juliana; CLEROT, Pedro; RAMASSOTE, Rodrigo; RAMPIM, Sônia. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília, DF: IPHAN/Ceduc, 2012. 63p.

LACERDA, Aline Lopes de; MARQUES, Regina Celie Simões; SILVA, Jefferson Almeida. Arquivos históricos diante de novos públicos: um estudo exploratório. In: Anais do 2º Simpósio Internacional de História Pública. Niterói: UFF, 2014. Disponível em: <http://historiapublica.com.br/wp-content/uploads/2016/04/Anais-II-Simposio-RBHP-2014.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2017.

LAGNY, Michèle. Cine e historia: problemas y métodos en la investigación cinematográfica. Barcelona: Bosch Casa Editorial, 1997. 306 p.

LEAL, Antônio; MATTOS, Tetê. Festivais audiovisuais brasileiros: um diagnóstico do setor. In: CALABRE, Lia (Org.). Políticas culturais: reflexões e ações. São Paulo: Itaú Cultural; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2009. 305 p.

MATTOS, Tetê. Festivais pra quê? Um estudo crítico sobre festivais audiovisuais brasileiros. In: BAMBA, Mahomed (Org.). A recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. Salvador: EDUFBA, 2013. p. 117-131.

MIRANDA, André. Recine deixa a sede de sua criação, o Arquivo Nacional, após discórdia sobre marca. O Globo, Rio de Janeiro, 12 abril 2015. Cultura. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/filmes/recine-deixa-sede-de-sua-criacao-arquivo-nacional-apos-discordia-sobre-marca-15847719>. Acesso em: 14 jan. 2017.

MOLINARI JR., Clóvis. Apresentação (Dossiê Imagens em Movimento). Acervo, Arquivo Nacional, v. 16, n. 1, 2003. p. 1-8.

_______. Apresentação. Recine – Revista do Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Arquivo Nacional, v. 1. n.1, 2004. p. 7-9.

QUARESIMA, Leonardo. Recherche et archives en Italie: l’encrier de Schiller. Archimages: recherche/ archives, numériser les images, et aprés?, Institut National du Patrimoine, n. 9, 2009. Disponível em: <http://www.inp.fr/var/ezdemo_site/storage/original/application/9c62be7256bc396bb5804d686d312621.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2017.

Publicado

2017-04-01

Como Citar

MUYLAERT MAGER, Juliana; MAUAD, Ana Maria. EM CARTAZ: festivais de cinema de arquivo – preservação e público. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 283–308, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p283. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3178. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático