POR UMA PEDAGOGIA DA CRIAÇÃO COM O CINEMA BRASILEIRO: Curadoria e expansão do repertório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p704

Palavras-chave:

Cinema brasileiro; curadoria; repertório; pedagogia da criação.

Resumo

A proposta deste texto é analisar as potencialidades de uma curadoria diversificada no que se refere ao audiovisual, dentro do campo da educação. Partindo do pouco acesso da população brasileira aos filmes realizados no país, o artigo busca compartilhar algumas possibilidades de expansão do repertório, a partir de uma pedagogia da criação (BERGALA, 2008). Buscamos enriquecer o debate com as teorizações de Deleuze e Guattari (1988-2016) a respeito da força do encontro com a arte para o movimento do pensamento. Como resultado parcial, defendemos que o trabalho de curadoria que busca vasculhar o panorama audiovisual brasileiro, pode desencadear experiências estéticas, que ultrapassa qualquer modelo de escolarização instituído.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cinema brasileiro; curadoria; repertório; pedagogia da criação.

 

 

ABSTRACT

The purpose of this text is to analyze the potentialities of a diversified curatorship of the audio-visual in the field of education. Starting from the lack of access of the Brazilian population to the independent films made in the country the article seeks to share some possibilities of expansion of the repertoire, based on a pedagogy of creation (BERGALA, 2008). We seek to enrich the debate with the theorizations of Deleuze and Guattari (1988-2016) regarding the strength of the encounter with art for the movement of thought. As a partial result, we defend that the curatorial work that searches the brazilian audiovisual panorama can trigger aesthetic experiences, which surpasses any model of instituted schooling.

 

KEYWORDS: Brazilian cinema; curatorship; repertoire; pedagogy of creation.

 

 

RESUMEN

La propuesta de este texto es analizar las potencialidades de una curaduría diversificada en lo que se refiere al audiovisual, dentro del campo de la educación. A partir del poco acceso de la población brasileña a las películas realizadas en el país, el artículo busca compartir algunas posibilidades de expansión del repertorio, a partir de una pedagogía de la creación (BERGALA, 2008). Buscamos enriquecer el debate con las teorizaciones de Deleuze y Guattari (1988-2016) acerca de la fuerza del encuentro con el arte para el movimiento del pensamiento. Como resultado parcial de la investigación, defendemos que el trabajo de curaduría que busca ver el panorama audiovisual brasileño, puede desencadenar experiencias estéticas, que supera cualquier modelo de escolarización instituido.

 PALABRAS CLAVE: Cine brasileño; curaduría; repertorio; pedagogía de la creación.

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Biografia do Autor

Cintia Langie, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). E-mail: cintialangie@gmail.com.  

Carla Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela UFRGS, Mestre em Educação pela UFPel, Graduada em Psicologia pela UCPel. Professora associada da FaE/UFPel, docente permanente do PPGE da UFPel. Email: cgrm@ufpel.edu.br.

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Filmes citados

ELENA. Direção: Petra Costa, Brasil, 2012.

Publicado

2018-10-08

Como Citar

LANGIE, Cintia; RODRIGUES, Carla Gonçalves. POR UMA PEDAGOGIA DA CRIAÇÃO COM O CINEMA BRASILEIRO: Curadoria e expansão do repertório. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 6, p. 704–728, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p704. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5344. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre