TRAKINAGEM: cinema e educação na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p893

Palavras-chave:

Cinema, educação, espaço, escola

Resumo

O projeto TraKinagem – Mostra de Cinema e Educação tem o objetivo de produzir e exibir filmes realizados em contextos escolares. Em oficinas com alunos e professores experimentamos um processo de filmagem-aprendizagem que explora de forma criativa os componentes da imagem na construção de filmes de curta duração. Nessas experimentações mobilizamos os conceitos de encontro, devir e cartografia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como de lugar da geógrafa inglesa Doreen Massey, buscamos cartografar os movimentos que dispararam novos modos de sentir, pensar e habitar um lugar-escola em construção com e através do cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Barbosa, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO. Pesquisa a relação entre espaço, cinema e educação. Em 2014, realizou doutorado-sanduíche na Universidade Paris X – Nanterre (França), estudando a relação entre cinema e filosofia. Graduou-se em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia em 2001, e obteve o título de mestre em Geografia pela mesma universidade em 2007. E-mail: cristiano@moinhocultural.com.br. 

Referências

BARBOSA, C. O espaço em devir no documentário: cartografia dos encontros entre cinema e escola. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. 2017.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Trad. Ana Lúcia de Oliveira; Aurélio Guerra Neto; Celia Pinto Costa. Vol. I. Rio de Janeiro: 34, 2011.

MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade.Trad: Hilda Pareto Maciel, Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

Publicado

2018-06-29

Como Citar

BARBOSA, Cristiano. TRAKINAGEM: cinema e educação na escola. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 893–898, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p893. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5575. Acesso em: 22 dez. 2024.