CINEMA NO AMAZONAS: o imaginário colonizado navegando numa sociologia de ausências e emergências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p93

Palavras-chave:

Ecossistemas comunicacionais, Sociologia das emergências, cinema no Amazonas, imaginário.

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre o Cinema no Amazonas, apresentando aspectos da produção audiovisual desde o início do século XX à contemporaneidade, dando ênfase a produção de cineastas locais. Propomos a configuração de um “ecossistema comunicacional” a partir da relação entre contexto histórico, artistas, meio ambiente, políticas públicas, estéticas e ideologias. A abordagem teórico-metodológica parte da ideia de sociologia das ausências e emergências, de Boaventura de Sousa Santos, em diálogo com autores amazônicos, como João de Jesus Paes Loureiro, e de teóricos da cultura e do audiovisual. Além da pesquisa bibliográfica foi realizado um estudo de campo para mapear a situação do setor audiovisual regional. Percebe-se que, por diversos fatores ao longo da história, o cinema amazonense é um segmento que se mantém praticamente imperceptível ou ignorado, pois além de estar apartado do sistema industrial de produção, distribuição e exibição, ainda não conquistou o reconhecimento do público regional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Figueiredo Lopes, Universidade Federal do Amazonas

Rafael de Figueiredo Lopes é jornalista, ator e produtor audiovisual, com especialização em Comunicação Digital. Trabalha como voluntário em projetos sociais, com oficinas de vídeo, teatro e artes visuais. É mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Brasil). Suas investigações científicas são voltadas para a área dos Ecossistemas Comunicacionais e sua linha de pesquisa é em Linguagens, representações e estéticas comunicacionais. E-mail: rafaflopes@bol.com.br.

Wilson de Souza Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, sociólogo, jornalista e professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. E-mail: nogueira.wilson@uol.com.br. 

Referências

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa:Texto & Grafia, 2010.

COSTA, Selda V. Eldorado das ilusões. Cinema e sociedade. Manaus: 1897-1935. Manaus, Editora da Universidade do Amazonas, 1997.

COSTA, Selda V. Cinema na Amazônia. Revista História, Ciências, Saúde, vol.

VI (suplemento), pp. 1073-1123, set. 2000.

COSTA, Selda V.; LOBO, Narciso. Hoje tem Guarany. São Paulo, Edições dos Autores, 1983.

COLFERAI, Sandro Adalberto. Um jeito amazônida de ser mundo - A Amazônia como metáfora do ecossistema comunicacional: uma leitura do conceito a partir da região. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia. Manaus: UFAM, 2014.

DAOU, Ana Maria. A Belle Époque Amazônica (Descobrindo o Brasil). Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

FREITAS, Ítala Clay de Oliveira. Configurando mosaicos sobre cultura e arte no Amazonas. In: MONTEIRO, Gilson Vieira; ABBUD, Maria Emília de Oliveira Pereira; PEREIRA, Mirna Feitosa (orgs.). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. Manaus: Edua/UFAM, 2012.

IKEDA, Marcelo; LIMA Dellani (orgs.). Cinema de garagem: panorama da produção brasileira independente do novo século. Rio de Janeiro: WSET Multimídia, 2012.

LOBO, Narciso J. Freire. A tônica da descontinuidade. Cinema e política na década de 60. Manaus, Editora de Universidade do Amazonas, 1994.

LYRA, Bernadette. Cinema periférico de bordas. In: Revista Comunicação, Mídia e Consumo. Vol 6, nº. 15. São Paulo, mar 2009.

MONTEIRO, Gilson Vieira; ABBUD, Maria Emília de Oliveira Pereira; PEREIRA, Mirna Feitosa (orgs.). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. Manaus: Edua/Ufam, 2012.

NOGUEIRA, Luís. Manuais de Cinema II - Gêneros cinematográficos. Covilhã: LabCom Books, 2010.

PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica - Uma poética do imaginário. Manaus: Editora Valer, 2015.

PEREIRA, Mirna Feitoza. Ecossistemas comunicacionais: uma proposição conceitual. In: MALCHER, Maria Ataíde; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; LIMA, Regina Lúcia Alves de; AMARAL FILHO, Otacílio (orgs.). Comunicação Midiatizada na e da Amazônia. Belém: Fadesp, 2011.

PINTO, Renan Freitas. Viagem das ideias. Manaus: Valer, 2006.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez. 2010.

SILVA, Juremir Machado da. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2006.

SIQUEIRA, Graciene Silva de. Vídeo digital: uma alternativa à produção cinematográfica em Manaus (AM). Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Manaus: Ufam, 2011.

SORANZ, Gustavo. Território Imaginado – Imagens da Amazônia no cinema. Manaus: Edições Muiraquitã, 2012.

Publicado

2016-12-25

Como Citar

LOPES, Rafael de Figueiredo; NOGUEIRA, Wilson de Souza. CINEMA NO AMAZONAS: o imaginário colonizado navegando numa sociologia de ausências e emergências. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 5, p. 93–120, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p93. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2069. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático