CAMINHOS FORMATIVOS PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p134

Palavras-chave:

formação

Resumo

O presente artigo emerge da tese de doutorado e tem por objetivo discutir a respeito da inserção da Educação Ambiental nos currículos dos cursos de formação inicial de professores, a partir das perspectivas e experiências de docentes universitários integrantes de coletivos de educadores ambientais. As diferentes formas de inserção da Educação Ambiental nos currículos, bem como os fatores que influenciam, indicam potencialidades e desafios no desenvolvimento de modos plurais de se relacionar com a formação socioambiental de docentes.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Currículo; Formação de Professores/as

 

 

 

 

RESUMEN

El presente artículo emerge de la tesis de doctorado y tiene por objetivo discutir acerca de la inserción de la Educación Ambiental en los currículuns de los cursos de formación inicial de profesores, a partir de las perspectivas y experiencias de maestros universitarios integrantes de colectivos de educadores ambientales. Las diferentes formas de inserción de la Educación Ambiental en los currículuns, así como los factores que influencian, indican potencialidades y desafíos en el desarrollo de modos plurales de relacionarse con la formación socioambiental de profesores.

 

PALABRAS CLAVE: Educación ambiental; Currículum; Formación de profesores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Silvana Santana dos Santos, Universidade de Brasília

Doutora em Educação, Mestre em Engenharia Ambiental e graduada em Pedagogia. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional – E-mail: ritasilvana@gmail.com.  

Referências

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2007.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial da União, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em 22 jun. 2018

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução CNE/CP n. 02/2012, de 15 de junho de 2012. Brasília, Diário Oficial da União, Brasília, 18 de junho de 2012 – Seção 1 – p. 70. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em 22 jun. 2018

BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em:<http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321>. Acesso em: 22 jun. 2018.

BRASIL/INEP. Censo da educação superior: notas estatísticas 2017. Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília- DF, 2018. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf. Acesso jun. 2018

FARIAS, R.C. et.all. Análise dos processos de ambientalização da formação acadêmica na Universidade Federal Rural de Pernambuco. RUSCHEINSKY, A. et.all (org.). Ambientalização nas instituições de educação superior. São Carlos-SP: EESC/USP, 2014 p. 185-205

FREITAS, D. D.; SOUZA, M. L. O ensino superior no Brasil: desafios para a ambientalização curricular. In: LEME, P. et al. Visões e experiências ibero-americanas de sustentabilidade nas universidades. São Carlos: Compacta Gráfica Editora LTDA, 2012. p. 129-135.

HOOKS, Bell. Ensinando a Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

LAYRARGUES, P. P.; DOURADO, M.F. O grau de internalização da temática ambiental na Faculdade UNB Planaltina. LEME, P. et all. Visões e experiências ibero-americanas de sustentabilidade nas universidades. São Carlos: Compacta Gráfica Editora LTDA, 2011. p.235-240.

MACEDO, Roberto. A teoria etnoconstitutiva de currículo. Curitiba: CRV, 2016.

__________. Atos de currículo e autonomia pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade. São Paulo: Cortez, 2013

MORIN, Edgar; MOIGNE, Jean-Louis L. A inteligência da complexidade. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2000.

NASCIMENTO, Wanderson F. Entre a educação e a política: a colonialidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, número 23, nov. 2014-abr. p. 444-458.

SANTOS, Rita. S.S. Olhares a respeito da educação ambiental no currículo de formação inicial de professores. 2015. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília – DF.

SATO, Michèle; SILVA, Regina; JABER, Michelle. Educação Ambiental: tessituras de esperanças. Cuiabá: Editora Sustentável, EdUFMT, 2018.

TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo/Vitória: Annablume/Facitec, 2004.

TRISTÃO, Martha. Educação Ambiental e a descolonização do pensamento. In Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. 28-49, Ed. Especial, julho/2016> disponível em https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5958/3681. Acesso 05 out. 2018.

TRISTÃO, Martha; JACOBI, Pedro R. (Orgs). A educação ambiental e os movimentos sociais de um campo de pesquisa: entre, através e além do ambientalismo e da educação. ____. Educação ambiental e os movimentos de um campo de pesquisa. São Paulo: ANNABLUME, 2010. p. 13-30

Publicado

2019-01-14

Como Citar

SANTOS, Rita Silvana Santana dos. CAMINHOS FORMATIVOS PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 134–157, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p134. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6466. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.