REDES E FORMAÇÃO: argumentos e experiências multirreferenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p110

Palavras-chave:

expexpexperiência multirreferencial

Resumo

O presente artigo apresenta e explicita um conjunto de argumentos, nos quais articulamos a emergência das redes em processos formativos, tomando a epistemologia multirreferencial como uma transversalidade experiencial e pedagógica. Dispositivos e experiências em rede, de uma perspectiva multirreferencial, são construídos na direção de argumentos propositivos de formação. O desafio, de partida, é a compreensão experiencial do fenômeno formação, através da sua irredutibilidade, para, em seguida, tecermos entretecimentos com o potencial formativo singular e transformador das redes, culminando com a apresentação de experiências concretas de enredamento formativo e suas possibilidades no que se refere à qualificação da formação.

 

PALAVRAS-CHAVE: rede; formação; experiência multirreferencial.

ABSTRACT

This article presents and explains a number of arguments, in which we articulate the need for networks in learning processes, taking multi-referential epistemology as an experiential and educational transversality. Devices and experiences with networks, from a multi-referential perspective, are made aiming at proposals for formation. The challenge, at first, is the experiential understanding of the training phenomenon, through it sintransigence, in order to, later, engage with the unique and transformative learning potential of networks, culminating at providing examples of concrete experiences of learning entanglement and their possibilities regarding qualification of training.

 

KEYWORDS: network; training; multi-referential experience.

RESUMEN

El presente artículo presenta y explicita un conjunto de argumentos con los cuales articulamos el sugimiento de las redes en procesos formativos. Adoptamos la Epistemología de la Multirreferencialidad como transversal a la experiecia y a la  Pedagogía. Dispositivos y experiencias en red, desde una perspectiva multirreferencial, son construídos en la dirección de los argumentos propositivos de la formación. Para empezar, el desafio es la comprensión experiencial del fenómeno de la formación a través de su irredutibilidad. A continuación, hacemos comentarios acerca del potencial formativo singular y transformador de las redes, colmando con la presentación de experiencias concretas de formación de redes formativas y sus posibilidades en lo que se refieren a la calificación de la formación.

 

PALABRAS CLAVE: red; formación; experiencia multirreferencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Sidnei Macedo, Universidade Federal da Bahia

Graduação em Psicologia Clínica e Educacional pelo Centro Ensino Unificado de Brasília, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Paris VIII (1995) Bolsa CAPES. Pós-doutorado em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg na Suíça. Professor-pesquisador da FACED/UFBA, coordenador do Grupo de Pesquisa FORMACCE. E-mail: rsmacedo@outlook.com.

Denise Guerra, Universidade Federal da Bahia

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1986); Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1990); Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004); Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia; Vice-líder do Grupo de Pesquisa FORMACCE em Aberto, Coordenadora do Observatório Avançado de Currículo e Formação do FORMACCE e Membro da Associação Brasileira de Currículo - ABdC. E-mail: demouj@gmail.com. 

Társio Roberto Macedo, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Educação-FACED/UFBA; Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação-GESTEC/UNEB; Graduado na Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana-DCHF/UEFS. Grupo de Pesquisa GEC. E-mail: tarsiorlm@yahoo.com.br.

Publicado

2019-01-14

Como Citar

MACEDO, Roberto Sidnei; GUERRA, Denise; MACEDO, Társio Roberto. REDES E FORMAÇÃO: argumentos e experiências multirreferenciais. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 110–133, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p110. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6465. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático