POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA/NA AMAZÔNIA TOCANTINENSE E O PENSAMENTO COMPLEXO

Autores

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
  • Maria das Graças Pereira Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Jocyléia Santana dos Santos Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-2335-121X

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a32pt

Palavras-chave:

Política de formação; Professor; Amazônia tocantinense; Pensamento complexo.

Resumo

O artigo tem por objetivo estudar a política de formação de professores da/na Amazônia tocantinense e o pensamento complexo, a partir dos estudos de Edgar Morin. Questiona-se: como se efetiva a política de formação de professores da/na Amazônia tocantinense a partir do pensamento complexo? Numa linha crítica de investigação, e de abordagem qualitativa, a pesquisa se utiliza da análise bibliográfica e da análise no Portal da UFT, configurando-se como uma pesquisa bibliográfica. Ressalta-se que a efetivação da política de formação de professores da/na Amazônia tocantinense acontece no momento em que as instituições públicas de ensino superior ofertam cursos de formação de professores.

 

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Biografia do Autor

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutora em Educação, 2006, Universidade do Algarve, Portugal. Doutora em Educação e Currículo, 2004, Pontificia Universidade Católica de São Paulo. Mestra em Educação, 1995, Universidade Federal de Pernambuco. Professora Pesquisidora da Rede RIEC Tocantins, vinculada ao Programa Doutorado em Educação (PEGEDA) da Universidade Federal do Tocantins. 

Maria das Graças Pereira Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação, 2019, Universidade Federal do Tocantins. Doutoranda em Educação (PGEDA/Educanorte), 2023, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutorado em Educação/UEPA. Doutora em História/UFPE. Mestre em História/UFPE. Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia - Rede EDUCANORTE/PGDEA. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação- PPGE/UFT. Coordenadora Local do Procad/Amazônia e Pesquisadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia: UEP

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

PINHO, Maria José de; SILVA, Maria das Graças Pereira; SANTOS, Jocyléia Santana dos. POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA/NA AMAZÔNIA TOCANTINENSE E O PENSAMENTO COMPLEXO. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a32, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a32pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19241. Acesso em: 19 mar. 2025.

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