CONTRADIÇÃO NA FORMULAÇÃO E EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR PROFESSOR NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UFT e IFTO

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a50pt

Mots-clés :

Política de formação de professores da UFT e IFTO, Cursos de Licenciaturas, Acesso e permanência, Obstáculos formativos, Repercussões ao currículo e ao ensino aprendizagem

Résumé

A temática que problematizamos e refletimos no presente artigo circunscreve-se ao debate sobre a formação do professor trabalhador na tensão entre o pensado e o realizado nos cursos de Licenciaturas da UFT e IFTO. Objetivamos explicitar a contradição entre a formulação e a realização formativa em relação à formação do professor trabalhador, tendo como ilustração os Cursos de Licenciaturas em Filosofia da UFT e Computação do IFTO. O estudo, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, buscou apreender a tensão formativa entre as dimensões técnico-instrumental e ético-política dos cursos em estudo e, na perspectiva crítico-dialética, apreender a materialidade empírica relativa à política de formação de professores nas duas instituições estudadas. Resultou do esforço teórico-prático empreendido a explicitação da contradição entre a formulação e efetivação formativa dos professores trabalhadores no âmbito da UFT e do IFTO, desvelando um alto índice de evasão e demorado tempo para os alunos persistentes concluírem o curso. Tal realidade é condicionada por elementos externos e internos que requer, para superar os obstáculos internos e mitigação dos externos, a adoção de política institucional adequada à realidade apresentada.

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Bibliographies de l'auteur-e

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ); Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas - Cursos de Filosofia e Teatro; Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE); Pesquisador na área de Política/Gestão Educacional e Currículo, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural (Líder) e Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desigualdades Sociais (GEPEDS) e Rede Universitas/Br. E-mail: carvalho1917@gmail.com

Doracy Dias Aguiar de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doracy Dias Aguiar de Carvalho

Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UNB/Brasil). Assistente Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural da UFT e ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Democracia, Sociedade Civil e Serviço Social. (GEPEDSS/UNB).

Pollyana Vieira de Abreu, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Pollyana Vieira de Abreu

Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras/ UFLA/MG. Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade do Tocantins (Unitins). Cursando Mestrado Profissional em Educação na UFT. Servidora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural 

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Publié-e

2024-11-30

Comment citer

CARVALHO, Roberto Francisco de; CARVALHO, Doracy Dias Aguiar de; ABREU, Pollyana Vieira de. CONTRADIÇÃO NA FORMULAÇÃO E EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR PROFESSOR NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UFT e IFTO. Observatoire Journal, [S. l.], v. 10, n. 1, p. a50, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a50pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/20322. Acesso em: 1 avr. 2025.