CAMINHOS FORMATIVOS PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p134

Palavras-chave:

formação

Resumo

O presente artigo emerge da tese de doutorado e tem por objetivo discutir a respeito da inserção da Educação Ambiental nos currículos dos cursos de formação inicial de professores, a partir das perspectivas e experiências de docentes universitários integrantes de coletivos de educadores ambientais. As diferentes formas de inserção da Educação Ambiental nos currículos, bem como os fatores que influenciam, indicam potencialidades e desafios no desenvolvimento de modos plurais de se relacionar com a formação socioambiental de docentes.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Currículo; Formação de Professores/as

 

 

 

 

RESUMEN

El presente artículo emerge de la tesis de doctorado y tiene por objetivo discutir acerca de la inserción de la Educación Ambiental en los currículuns de los cursos de formación inicial de profesores, a partir de las perspectivas y experiencias de maestros universitarios integrantes de colectivos de educadores ambientales. Las diferentes formas de inserción de la Educación Ambiental en los currículuns, así como los factores que influencian, indican potencialidades y desafíos en el desarrollo de modos plurales de relacionarse con la formación socioambiental de profesores.

 

PALABRAS CLAVE: Educación ambiental; Currículum; Formación de profesores

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Biografia do Autor

Rita Silvana Santana dos Santos, Universidade de Brasília

Doutora em Educação, Mestre em Engenharia Ambiental e graduada em Pedagogia. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional – E-mail: ritasilvana@gmail.com.  

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Publicado

2019-01-14

Como Citar

SANTOS, Rita Silvana Santana dos. CAMINHOS FORMATIVOS PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 134–157, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p134. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6466. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

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