TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: representações sociais de professores indígenas em formação

Autores

  • Aldrin Cleyde da Cunha Universidade Federal da Grande Dourados
  • Janielle da Silva Melo da Cunha Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p983

Palavras-chave:

Interculturalidade. Transdiciplinaridade. Ensino de ciências e matemática.

Resumo

Os professores indígenas enfrentam diariamente o desafio de transpor o conteúdo de Ciências e Matemática, dentro do contexto cultural de suas comunidades indígenas. Cabe ressaltar que, com o auxílio de algumas das tecnologias educacionais, os professores indígenas poderiam contextualizar o ensino de Ciências e Matemática ao modo de ser e viver de sua comunidade. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as representações sociais dos acadêmicos indígenas sobre o uso das tecnologias educacionais para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática na formação inicial de professores indígenas. Utilizou-se a aplicação de entrevistas onde, os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente utilizando-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC) e o software QualiquantiSoft. Concluímos com os resultados construídos pelos DSC que as tecnologias educacionais representam uma ferramenta importante tanto no processo de ensino e aprendizagem, quanto para crescimento profissional e pessoal dos professores indígenas em formação.

 

PALAVRAS-CHAVE: Interculturalidade. Transdiciplinaridade. Ensino de ciências e matemática.

 

 

ABSTRACT

Indigenous teachers face daily the challenge of transposing the content of Science and Mathematics within the cultural context of their indigenous communities. It should be noted that, with the help of some of the educational technologies, indigenous teachers could contextualize the teaching of Science and Mathematics to the way of being and living in their community. This research aimed to describe and analyze the social representations of indigenous scholars about the use of educational technologies for the teaching and learning of science and mathematics in the initial formation of indigenous teachers. It was used the interviews where the data were analyzed qualitatively and quantitatively using the methodology of the discourse of the collective subject (DSC) and the software QualiquantiSoft. We conclude from the results built by DSC that educational technologies represent an important tool both in the teaching and learning process and in the professional and personal growth of the indigenous teachers in formation.

 

KEYWORDS: Interculturality. Transdisciplinarity. Teaching science and mathematics.

 

 

RESUMEN

Los maestros indígenas enfrentan diariamente el desafío de transponer el contenido de la ciencia y las matemáticas dentro del contexto cultural de sus comunidades indígenas. Es de destacar que, con la ayuda de algunas de las tecnologías educativas, los maestros indígenas podrían contextualizar la enseñanza de las ciencias y las matemáticas a la forma de ser y vivir en su comunidad. Esta investigación tuvo como objetivo describir y analizar las representaciones sociales de académicos indígenas sobre el uso de tecnologías educativas para la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias y las matemáticas en la formación inicial de maestros indígenas. Las entrevistas se aplicaron donde los datos se analizaron cualitativa y cuantitativamente utilizando la metodología del discurso del sujeto colectivo (DSC) y el software QualiquantiSoft. Concluimos con los resultados construidos por el DSC que las tecnologías educativas representan una herramienta importante tanto en el proceso de enseñanza y aprendizaje, como para el crecimiento profesional y personal de los docentes indígenas en formación.

 

PALABRAS CLAVE: Interculturalidad. Transdisciplinariedad. Educación en ciencias y matemáticas.

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Biografia do Autor

Aldrin Cleyde da Cunha, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND). Doutor em Educação Matemática pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN), Mestre em Educação para as Ciências e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Prática Docente para o Ensino Superior e o Uso das Novas Tecnologias e Graduado em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Etnomatemática, Educação Escolar Indígena, Formação de Professores e Representação Sociais.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

CUNHA, Aldrin Cleyde da; CUNHA, Janielle da Silva Melo da. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: representações sociais de professores indígenas em formação . Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 5, p. 983–998, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p983. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4061. Acesso em: 1 maio. 2024.