FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: o município de Manacapuru- AM como lócus de estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a34pt

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, BNCC-Formação, RCA

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar estudo descritivo/comparativo sobre o tipo e a disponibilidade de cursos de formação continuada destinado aos professores lotados em duas escolas públicas de ensino fundamental II – uma da rede estadual e outra da rede municipal de educação – localizadas no município de Manacapuru, no estado do Amazonas. Por meio de revisão bibliográfica e levantamento de dados primários e secundários junto às secretarias de educação do estado e do município. Ao final, discute-se a importância da formação continuada para que as práticas pedagógicas sejam um exercício permanente de reflexão e criticidade para a (re)construção da identidade profissional do professor.

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Biografia do Autor

Camila de Oliveira Louzada, SEDUC/AM

Doutora em Geografia, pela Universidade Federal do Ceará (2020). Cargo atual, professora da Secretaria de Estado e Educação do Amazonas-SEDUC/AM. Membro do grupo de pesquisa de Geoecologia da Paisagem e Educação Ambiental Aplicada-LAGEPLAN/UFC. Também é membro do Grupo de Pesquisa de Estudos Urbanos da Amazônia Setentrional-GEURBAS/UNIFAP e do Laboratório de Geoeconomia da América do Sul-GeoLab.

Claúdio Alves Pereira, IFMG-Arcos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2016). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

LOUZADA, Camila de Oliveira; ALVES PEREIRA, Claúdio. FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: o município de Manacapuru- AM como lócus de estudo. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a34pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a34pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006. Acesso em: 29 abr. 2024.