FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: o município de Manacapuru- AM como lócus de estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a34pt

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, BNCC-Formação, RCA

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar estudo descritivo/comparativo sobre o tipo e a disponibilidade de cursos de formação continuada destinado aos professores lotados em duas escolas públicas de ensino fundamental II – uma da rede estadual e outra da rede municipal de educação – localizadas no município de Manacapuru, no estado do Amazonas. Por meio de revisão bibliográfica e levantamento de dados primários e secundários junto às secretarias de educação do estado e do município. Ao final, discute-se a importância da formação continuada para que as práticas pedagógicas sejam um exercício permanente de reflexão e criticidade para a (re)construção da identidade profissional do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila de Oliveira Louzada, SEDUC/AM

Doutora em Geografia, pela Universidade Federal do Ceará (2020). Cargo atual, professora da Secretaria de Estado e Educação do Amazonas-SEDUC/AM. Membro do grupo de pesquisa de Geoecologia da Paisagem e Educação Ambiental Aplicada-LAGEPLAN/UFC. Também é membro do Grupo de Pesquisa de Estudos Urbanos da Amazônia Setentrional-GEURBAS/UNIFAP e do Laboratório de Geoeconomia da América do Sul-GeoLab.

Claúdio Alves Pereira, IFMG-Arcos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2016). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Minas Gerais.

Referências

AMAZONAS. Resolução CEE/AM- Nº 098/2019 – Referencial Curricular Amazonense- RCA: Ensino Fundamental Anos Finais: Disponível em https://drive.google.com/file/d/1quGKL8IY5FBGrI6xXRZlVnCN29ifkJI/view. Acessado em 23 de Outubro de 2022.

AMAZONAS. Plano Estadual de Educação do Amazonas- PEE/AM. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pee/pee_am.pdf . Acessado em Setembro de 2022.

AVELLAR, Marina; BALL, Stephen. Mapping new philanthropy and the heterarchical state: The mobilization for the Nacional Learning Standards in Brazil. Internacional Journal of Educational Development, ELSEVIER, vol. 1, 2017. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2017/11/avelar-ball-ijed-paper.pdf. Acessado em Outubro de 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em Outubro de 2022.

BRASIL. Portaria Normativa n° 09/2009-MEC. Instituiu o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR, no âmbito do Ministério da Educação. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/port_normt_09_300609.pdf . Acessado em Outubro de 2022.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acessado em Novembro de 2022.

BRASIL. Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. 2016. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8752.htm#art19. Acessado em Junho de 2022.

BRASIL. Censo Escolar da Educação Básica: Resultados de 2021. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Diretoria de Estatísticas Educacionais. 2022. Disponível em https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2021.pdf. Acessado em Novembro de 2022.

BRASIL. Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2022. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. 2022b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_quarto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf. Acessado em Novembro de 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acessado em 22 de Junho de 2022.

BRASIL. Resolução nº 07 de 14 de Dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acessado em Outubro de 2022.

CALLAI, Helena. Projetos interdisciplinares e a formação do professor em serviço. In: PONTUSCHKA, N. N; OLIVIERA, A. U. de (Org.). Geografia em Perspectiva. Editora Contexto. São Paulo. 2002.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Editora Vozes. Petropólis. 1997.

CARMO, Waldirene Ribeiro. Cartografia tática escolar: experiências com a configuração de materiais didáticos e com a formação continuada de professores. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo. Repositório Digital da Produção Intelectual-BDPI. 2009. 195p. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08032010-124510/publico/WALDIRENE_RIBEIRO_DO_CARMO.pdf

COSTAS, José Manuel Moran. Contribuição das tecnológicas para a transformação da educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal. ano 14, v. 5, n. 3. 2018. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/528 . Acessado em Setembro de 2022.

DA ROSA, Luciane Oliveira. A Rede do Movimento pela Base e sua Influência na Base Nacional Comum Curricular Brasileira. XII ANPEd Sul. 2018, Anais. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/2/2146-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf . Acessado em Novembro de 2022.

FARIAS, Jonathan; PEREIRA, Ednaldo Coelho. Tecnologias digitais e seu uso na complementação da formação docente: Uma análise da plataforma Ava MEC. Revista Ambiente Gestão e Desenvolvimento, v.1, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/972. Acessado em Setembro 2022.

GUERRERO, Ana Lúcia de Araújo. A Aprendizagem Docente de Conceitos Elementares da Geografia Física e da Cartografia de Base: um estudo de caso na região do Campo Limpo – SP. Dissertação de Mestrado em Geografia m Universidade de São Paulo-USP. 2004. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001397803 . Acessado em Setembro 2022.

IDEB. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB. Resultados Detalhados do Estado do Amazonas. 2021. Disponível em: https://qedu.org.br/uf/13-amazonas/ideb. Acessado em Dezembro de 2022.

IMBERNÓN, Francesc. Formação Permanente do professorado: novas tendências. Tradução: Sandra Trabucco Valenzuela. Cortez Editora. 2009. 118p. impresso.

IMBERNÓN, Francesc. Formação Continuada de Professores. Trad. Juliana dos Santos Padilha. Editora Artmed. 2010. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Forma%C3%A7%C3%A3o_Continuada_de_Professores/dONtDgAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover . Acessado em Agosto de 2022.

MARIANI, Vanessa de Cassia Pistóia; SEPEL, Lenira Maria Nunes. Análise de um programa de formação continuada com ênfase na BNCC: avaliação e participação docente. Revista Temas de Educação. V.28, N. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/47587 . Acessado em Outubro de 2022.

MOVIMETO PELA BASE COMUM. Critério da formação continuada para referencial curricular à BNCC. Brasília, 2018. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2019/01/PDF-Crit%C3%A9rios-de-Forma%C3%A7%C3%A3o-v6-final.pdf. Acessado em Agosto de 2022.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Lisboa. Dom Quixote, 1992. P.13-33. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758 . Acessado em Agosto de 2022.

PEREIRA, Lorthena Alves. Referencial Curricular Amazonense e a educação física: uma política em discussão. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Amazonas-UFAM, Manaus-AM, 2021. 173p. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8439. Acesso em: 22 out. 2022.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência, In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e Formação Docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999, p.15-34. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4404301/mod_resource/content/3/Texto-%20Pimenta-%201999-FP-%20ID%20%20e%20SD.pdf . Acessado em Novembro de 2022.

SEMEC. Secretária de Educação e Cultura de Manacapuru. Informação verbal fornecida, por funcionários do setor do Departamento de Ensino em Novembro de 2022.

SIGEAM. Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas. Banco de Dados. Sistema Interno de gestão. Informação verbal fornecida, por funcionários do setor do Departamento pessoal da Coordenadoria Regional da SEDUC/Manacapuru. Informação verbal. 2022.

ZEICHNER, Kenneth. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Edição Impressa.

Publicado

2023-12-31

Como Citar

LOUZADA, Camila de Oliveira; ALVES PEREIRA, Claúdio. FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: o município de Manacapuru- AM como lócus de estudo. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a34pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a34pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006. Acesso em: 19 nov. 2024.