“NOVAS” CONFIGURAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE – UMA (RE) LEITURA DE MEUS DOIS PAIS, DE WALCYR CARRASCO (2010)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p833

Palavras-chave:

(homo)conjugalidades, Literatura Infantil, (des)construção

Resumo

O presente artigo versa sobre as configurações familiares na contemporaneidade, sobretudo no que toca na possível transição entre heterossexualidade e homoafetividade em relação às orientações sexuais. O aporte teórico se centra nos estudos de gênero e se volta para os estudos literários com análise de um corpus na obra de literatura brasileira infantil, de Walcyr Carrasco denominada Meus dois pais (2010). A representação estética demonstra que a criança apta a compreender a diversidade sexual no tocante às (homo)conjugalidades, desde que o diálogo empreendido no processo de mediação da educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubenilson Pereira de Araujo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Letras: Ensino de Língua e Literatura pelo PPGL/UFT. Mestre no mesmo curso/programa e integralizou os créditos do mestrado à distância em Tecnologias Digitais e Sociedade do Conhecimento pela UNED-Espanha. Docente do Programa de Pós Graduação em Letras/Porto Nacional. E-mail: rubenilsonaraujo@uft.edu.br.

Referências

ABREU. A. Cada família é de um jeito. São Paulo: DCL, 2007.

ARIÈS, P; DUBY, G. História da vida privada: da primeira guerra aos nossos dias. V. 5. São Paulo: Companhia de bolso, 2009.

BORILLO, D. A Homofobia. In: DINIZ, D, LIONÇO, T. (org.). Homofobia & Educação: um desafio ao silêncio. Brasília, DF: Letras Livres: EdUnB, 2009.

BORTOLINI, A. et al. Trabalhando a Diversidade Sexual e Gênero na Escola: Currículo e Prática Pedagógica. UFRJ: Rio de Janeiro, 2014.

CAMARGO, F. P. Novas configurações familiares na literatura brasileira infantil e juvenil: leitura de Meus dois pais, de Walcyr Carrasco, e de Olívia tem dois papais, de Márcia Leite. In: ROCHA FILHO, U; SILVA, A. M. da. Travessias Literárias – olhares sobre a cultura e a identidade. Goiânia: Gráfica América, 2013.

CARRASCO, Walcyr. Meus dois pais. São Paulo: Ática, 2010.

CARVALHO, M. E. P. de. Família, escola e heteronormatividade: algumas reflexões. In: SILVA. A. de P. D. da. et al. (org.). Artimanhas do Desejo – Ensaios de literatura, psicologia, linguagens. São Paulo: Scortecci, 2014.

CHALITA. G. Pedagogia da Amizade – Bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. São Paulo: Editora Gente, 2008.

CAPARRÓS, M. J. Manual de Trabajo Social – modelos de prática profissional, Alicante, Editora Aguaciara, 1998.

COSSON. R. O espaço da literatura na sala de aula. In: BRASIL. Literatura: ensino fundamental. Coord. Aparecida Paiva, Francisca Maciel e Rildo Cosson. Brasíllia: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, 2010.

CONSTITUIÇÃO FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em 13 de dezembro de 2017.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (1948). Disponível em http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf Acesso em 13 de dezembro de 2017.

DIAS, M. B. Manual de Direito de Família. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

ERIBON, Didier. Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

GONZÁLEZ REY, F. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson Learning, 2003.

LÉVI-STRAUSS, C. Natureza e cultura. In: As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982.

MELLO, L; GROSSI, M; UZIEL, A. P. A escola e @s filhos de lésbicas e gays: reflexões sobre conjugalidade e parentalidade no Brasil. In: JUNQUEIRA, R. DINIZ, J. (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.

SPENCER, C. Homossexualidade: uma história. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 1999.

VIANA, F. O armário: vida e pensamento do desejo proibido. 3ª ed. Ver. e ampliada. Blumenau: Ed. do autor, 2010.

VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

2018-06-29

Como Citar

DE ARAUJO, Rubenilson Pereira. “NOVAS” CONFIGURAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE – UMA (RE) LEITURA DE MEUS DOIS PAIS, DE WALCYR CARRASCO (2010). Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 833–857, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p833. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4840. Acesso em: 22 nov. 2024.