PROJETO REPÓRTER JUNINO E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DOS FESTEJOS JUNINOS EM AMBIÊNCIA DIGITAL: novos formatos, linguagens e saberes em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p81

Palavras-chave:

Cultura Popular, Jornalismo Digital, Repórter Junino, Memória, Extensão Universitária

Resumo

O trabalho objetiva relato de experiência do projeto de extensão universitária "Repórter Junino", financiado pelo PROEXT 2015/MEC/SESu, considerando o período dos últimos cinco anos de atuação - 2012 a 2017.  O projeto atua desde 2005, de forma ininterrupta, no curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), congregando a interface entre cultura popular, tecnologia em rede digital e prática jornalística na construção da memória dos festejos juninos (quadrilhas juninas, artesanato, culinária regional, ritmos musicais e manifestações culturais) de Campina Grande (PB) e do Nordeste por meio de fluxo de trabalho em rede com redação em nuvem. A experiência de extensão coaduna pesquisa e ensino por meio de disciplinas como Agência de Notícias e Jornalismo Móvel e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade (Mobjor), fomentando fluxo de trabalho de cobertura jornalística da cultura popular em contexto de sociedade em rede e de múltiplos saberes. Os principais resultados são a formação de mais de mil alunos no seu tempo de existência e participação, por meio de seleção de cerca de 70 alunos e dez professores por ano, que se envolvem na atividade com produção de conteúdo cultural para plataformas digitais (site www.reporterjunino.com.br e redes sociais Instagram, Facebook e Twitter), além da construção da memória em formato digital das manifestações culturais das comunidades e artistas/protagonistas locais, diferindo a cobertura da abordagem dos meios de comunicação de massa tradicionais.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura Popular. Jornalismo Digital. Repórter Junino. Memória. Extensão Universitária.

 

ABSTRACT

The paper aims to report the experience of the university extension project called “Repórter Junino,” funded by PROEXT 2015/MEC/SESu, considering its last six years of operation - 2012 to 2017.  The project has been continuously active in the journalism course of the State University of Paraíba (UEPB) since 2005. It promotes the interface between popular culture, digital network technology and journalistic practice to build the memory of the June celebrations (June quadrilha dances, handicrafts, regional cuisine, musical rhythms and cultural events) of Campina Grande, State of Paraíba (PB) and the Northeast, through a networked workflow with cloud writing. The extension experience includes research and teaching through courses such as News Agency and Mobile Journalism and the Research Group on Mobility and Journalism (Mobjor), fostering the workflow of journalistic coverage of popular culture in the context of network society and multiple knowledges. The main results are the training of more than 1,000 students in their time of existence and participation, through selection of about 70 students and 10 teachers per year, who are involved in the activity by producing cultural content for digital platforms. In addition, they build digital memory of the cultural expressions of the communities and local artists and protagonists, differing from the coverage approach of the traditional mass media.

KEYWORDS: Popular Culture; Digital Journalism; Repórter Junino; Memory; University Extension.

 

RESUMEN

El trabajo tiene como objetivo el relato de la experiencia del proyecto de extensión universitaria "Repórter Junino" (Reportero Junino), financiado por PROEXT 2015/MEC/SESu, considerando el período de los últimos cinco años de actuación - 2012 a 2017. El proyecto opera desde 2005, de forma ininterrumpida, en el curso de periodismo de la Universidade Estadual da Paraíba (UEPB - Universidad del Estado de Paraíba), agrupando la interfaz entre cultura popular, tecnología en red digital y práctica periodística en la construcción de la memoria de los festejos de junio (cuadrillas, artesanía, culinaria regional, ritmos musicales y manifestaciones culturales) de Campina Grande (PB) y del Noreste, a través  del flujo de trabajo en red con redacción en la nube. La experiencia de extensión integra estudio y enseñanza por medio de materias como Agencia de Noticias y Periodismo Móvil e el Grupo de Estudio en Periodismo y Movilidad (Mobior), fomentando el flujo de trabajo de cobertura periodística de la cultura popular en un contexto de sociedad en red y de múltiples conocimientos. Los principales resultados son la formación de más de mil alumnos en su tiempo de existencia y participación por medio de selección, de alrededor de 70 alumnos y diez profesores por año, que participan en la actividad con producción de contenido cultural para plataformas digitales, y de la construcción de la memoria en formato digital de las manifestaciones culturales de las comunidades y artistas/protagonistas locales, diferenciando la cobertura del planteamiento delos medios de comunicación en masa tradicionales.

PALABRAS CLAVE: Cultura Popular; Periodismo Digital; Repórter Junino; Memoria. Extensión Universitaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Firmino da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Coordenador do projeto de extensão Repórter Junino e  do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade (Mobjor), cadastrado no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. E-mail: fernando.milanni@gmail.com. 

Ana Flávia Nóbrega Araújo, Universidade Estadual da Paraíba

Aluna do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e bolsista do projeto de extensão "Projeto Repórter Junino: (re)construindo a memória dos festejos juninos em Campina Grande (PB), PROEXT 2015/MEC/SESu. E-mail: ana8flavianobreg@gmail.com.

Emanuelle de Carvalho Rocha, Universidade Estadual da Paraíba

Aluna do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e bolsista do projeto de extensão "Projeto Repórter Junino: (re) construindo a memória dos festejos juninos em Campina Grande (PB), PROEXT 2015/MEC/SESu. E-mail: emanuellercm@gmail.com

Referências

BARBOSA, S. Jornalismo digital em base de dados (JDBD) – Um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2007. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/jol/producao_teses.htm>. Acesso em: 02 set. 2017.

______. Convergência jornalística em curso: as iniciativas para integração de redações no Brasil. In: RODRIGUES, C. Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro: Sulina, 2009.

BELTRÃO, L. Folkcomunicação: conceitos e definições. In: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. Secretaria Especial de Comunicação Social. Folkcomunicação: a mídia dos excluídos. Rio de Janeiro: Secom, 2007.

CABRAL, E. D. T. Regionalização da mídia brasileira. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. Mídia e região na era digital: Diversidade cultural, convergência midiática. São Paulo: Arte&Ciência, 2006, p. 91-103.

MELO, J. M. Teoria da comunicação: Paradigmas latino-americanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

MORIGI, V. J. Entre o local e o global: identidade cultural nordestina, mídia e festa junina. In: SOUSA, C. M.; SILVA, L. C.; COSTA, A. R. F. (orgs.). Local x Global: cultura, mídia e identidade. Porto Alegre: Armazém Digital, 2009, p. 71-109.

PALACIOS, M. Ruptura, continuidade e potencialização no jornalismo on-line: o lugar da memória. In: MACHADO, E.; PALACIOS, M. Modelos de jornalismo digital. Salvador, Calandra, 2003.

PEREIRA, F. H.; ADGHIRNI, Z. L. O jornalismo em tempos de mudanças estruturais. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 24, p. 38-57, jan./jun. 2011. Disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/19208/12362. Acesso em: 14 set. 2017.

SALAVERRÍA, R.; NEGREDO, S. Periodismo integrado: convergência de medios y reorganización de redacciones. Barcelona: Sol90, 2008.

SILVA, F. F. Jornalismo móvel. Salvador: EDUFBA, 2015.

SOUSA, C. M.; SILVA, L. C.; COSTA, A. R. F. A midiatização da cultura popular sob o olhar da academia. In: SOUSA, C. M.; SILVA, L. C.; COSTA, A. R. F. (orgs.). Local x global: cultura, mídia e identidade. Porto Alegre: Armazém Digital, 2009. P. 91-109.

URRY, J. Sociology beyond societies – mobilities for the twenty-first century. New York: Routledge, 2000.

Publicado

2019-07-01

Como Citar

SILVA, Fernando Firmino da; ARAÚJO, Ana Flávia Nóbrega; ROCHA, Emanuelle de Carvalho. PROJETO REPÓRTER JUNINO E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DOS FESTEJOS JUNINOS EM AMBIÊNCIA DIGITAL: novos formatos, linguagens e saberes em rede. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 4, p. 81–101, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p81. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7223. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático