EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA IDOSOS: um relato de experiência do projeto UMANIZANDO em tempos de COVID-19

Autores

  • Luiz Sinesio Silva Neto Universidade da Maturidade Curso de Medicina
  • Eduardo Sera
  • Claudio Avelino dos Santos
  • Deuzivania Carlos de Oliveira
  • Neila Barbosa Osório UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a13pt

Palavras-chave:

idosos; educação em saúde; isolamento social; COVID-19; promoção de saúde.

Resumo

Este trabajo tiene como objetivo relatar las acciones multidisciplinarias de educación en salud para personas mayores del proyecto UMAnizando en tiempos del COVID-19. El proyecto propone líneas de actuación en educación y salud desarrolladas a través de un enfoque dialógico-reflexivo entre los colaboradores y las personas mayores, considerando su realidad local, por lo tanto, utiliza una amplia variedad de tecnologías/prácticas educativas comprobadas como efectivas y monitorea constantemente las acciones del proyecto. Las estrategias de educación en salud del proyecto pueden servir como modelo para otras realidades, en este contexto desafiante de promoción de la salud para las personas mayores en el período de pandemia del COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSEN, Kristian G. et al. The proximal origin of SARS-CoV-2. Nature medicine, v. 26, n. 4, p. 450-452, 2020.

DE MOURA SÁ, Guilherme Guarino et al. Technologies that promote health education for the community elderly: integrative review. Revista latino-americana de enfermagem, v. 27, 2019.

EMMI, Danielle Tupinambá; BARROSO, Regina Fátima Feio. Avaliação das ações de saúde bucal no Programa Saúde da Família no distrito de Mosqueiro, Pará. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, n. 1, p. 35-41, 2008.

JÚNIOR, Edivan Oliveira Cavalcanti et al. RELAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA E SAÚDE SOBRE A FRAGILIDADE EM IDOSOS. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 11, p. 76-87, 2019.

LANCET, The. COVID-19: too little, too late? Lancet (London, England), v. 395, n. 10226, p. 755, 2020.

LLOYD-SHERLOCK, Peter G. et al. WHO must prioritise the needs of older people in its response to the covid-19 pandemic. BMJ, v. 368, 2020.

MALLMANN, Danielli Gavião et al. Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, p. 1763-1772, 2015.

MENDONÇA, Francielle Toniolo Nicodemos Furtado de et al. Educação em saúde com idosos: pesquisa-ação com profissionais da atenção primária. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 4, p. 792-799, 2017.

MILLS, John P.; KAYE, Keith S.; MODY, Lona. COVID-19 in older adults: clinical, psychosocial, and public health considerations. JCI insight, 2020.

PATROCINIO, Wanda Pereira; PEREIRA, Beltrina da Purificação da Côrte. Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 375-394, ago. 2013.

RODRIGUES, Letícia Hellen Pereira et al. MULTIMORBIDADE EM IDOSOS PARTICIPANTES DE UMA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 11, p. 98-108, 2019.

SEABRA, Cícera Amanda Mota et al. Educação em saúde como estratégia para promoção da saúde dos idosos: Uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 22, n. 4, 2019.

SOUSA, Leilane Barbosa de et al. Práticas de educação em saúde no Brasil: a atuação da enfermagem. Rev. enferm. UERJ, p. 55-60, 2010.

Publicado

2020-05-01

Como Citar

SILVA NETO, Luiz Sinesio; SERA, Eduardo; AVELINO DOS SANTOS, Claudio; CARLOS DE OLIVEIRA, Deuzivania; BARBOSA OSÓRIO, Neila. EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA IDOSOS: um relato de experiência do projeto UMANIZANDO em tempos de COVID-19 . Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 3, p. a13pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a13pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9302. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)