EXPERIÊNCIAS DE INTERAÇÃO DE BRASILEIRAS COM PUBLICIDADES CONTRAINTUITIVAS PROTAGONIZADAS POR MULHERES NEGRAS: RECOMENDAÇÕES PARA USOS DA IMAGEM DE NEGROS NA MÍDIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p803

Palavras-chave:

Publicidade Contraintuitiva, Grounded Theory, Midiatização, Racismo, Mulheres Brasileiras

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa sobre os nexos de sentido que são produzidos quando da interação de mulheres brasileiras com narrativas publicitárias contraintuitivas que apresentam mulheres negras como protagonistas de seus discursos. É uma investigação qualitativa orientada pela interligação teórica das perspectivas do Interacionismo Simbólico e dos Estudos da Recepção (Midiatização, Mediações e Interação), com foco nas influências da mídia na (re)elaboração das identidades sociais, enquanto referencial teórico basilar e pela Grounded Theory Construtivista, como abordagem metodológica O resultado desta pesquisa possibilitou a articulação do modelo teórico representativo “Experiências de Interação de Mulheres Brasileiras com Anúncios Contraintuitivos” do qual neste artigo, devido aos seus limites de espaço, apresenta-se a categoria “Recomendações para usos da imagem dos negros na publicidade”.

 

PALAVRAS-CHAVE: Publicidade Contraintuitiva; Grounded Theory; Midiatização; Racismo; Mulheres Brasileiras.

 

 

ABSTRACT

This research presents an explanation proposal about the meaning links that are produced when there is interaction between Brazilian women and counterintuitive advertising narratives, which show black women as protagonists of their discourses. It is a qualitative investigation oriented by the theoretical interconnection of perspectives of Symbolic Interactionism and Reception Studies (Mediatization, Mediations, and Interaction), focused on influences of the media in the (re)elaboration of social identities, as basilar theoretical frame, and through the Constructivist Grounded Theory, as a methodological approach. The results of this research enabled the articulation of the theoretical model “Interaction Experiences of Brazilian Women with Counterintuitive Advertising”, from the which this paper presents the category "Recommendations for uses of the image of black people in advertising".

 

KEYWORDS: Counterintuitive Advertising; Grounded Theory; Mediatization; Racism; Brazilian Women.

 

 

RESUMEN

Esta investigación presenta una propuesta de explicación de los nexos de sentidoque se producen en el momento de la interacción de las mujeres brasileñas con narrativas de publicidad contraintuitiva, las cuales presentan mujeres negras como protagonistas. Se trata de una investigación cualitativa guiada por la interconexión teórica entre el interaccionismo simbólico y los estudios de la recepción (mediatización, mediaciones e interacción), centrándose en la influencia de los medios en el desarrollo de las identidades sociales, como marco teórico general y la Grounded Theory Constructivista como enfoque metodológico. El resultado de esta investigación permitió la construcción del modelo teórico “Experiencias de interacción de las mujeres brasileñas con publicidad contraintuitiva”, del cual este artículo presenta la categoría "Recomendaciones para el uso de la imagen de  negros en la  publicidad".

 

PALABRAS CLAVE: Publicidad Contraintuitiva; Grounded Theory; Mediatización; Rracismo, Mujeres brasileñas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Leite, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com estágio de doutoramento PDSE/CAPES na Università degli Studi di Trento e na Università di Bologna (Itália). Mestre em Ciências da Comunicação também pela Universidade de São Paulo. Possui Graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo(UNISAL). E-mail: fcoleite@usp.br.

Referências

BALDIN, N.; MUNHOZ, E. M. B. Snowball (bola de neve): uma técnica metodológica para pesquisa em educação ambiental comunitária. In: X Congresso Nacional de Educação - Educere. Curitiba, 2011.

BATISTA, L. L.; COSTA, M.A.R.. O racismo subentendido: a comunicação “politicamente correta” e seus efeitos em estereótipos e preconceitos. In: BATISTA, L. L.; LEITE, F. (Orgs.). O negro nos espaços publicitários brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. São Paulo: ECA/USP: CONE, 2011.

BAUER, T.. Media Literacy. Entrevista com Thomas A. Bauer. CoMtempo. Revista Eletrônica do Programa de Pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Volume 2, Ano 2 – Dez, 2010.

BIANCHI, E. M. P. G.; IKEDA, A. A.. Usos e aplicações da grounded theory em administração. Gestao.org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Universidade Federal de Pernambuco, v. 6, n. 2, p. 231-248, 2008.

BLAIR, V. I. ; BANAJI, M. R.. Automatic controlled processes in stereotyping priming. Journal of Personality and Social Psychology, 70, 6, 1142-1163, 1996.

BLAIR,I.V.,M. ,J.E.; LENTON,A.P.. Imagining stereotypes away:the Moderation of implicit stereotypes through mental imagery. J. Pers. Soc. Psychol. 81, p. 828–841, 2001.

BLUMER, H.. A natureza do interacionismo simbólico. In: MORTENSEN, C. D. Teoria da comunicação: textos básicos. São Paulo: Mosaico, p. 119-138, 1980.

__________.. Symbolic interactionism: Perspective and method. Berkeley, CA:

University of California Press, 1986. (Trabalho original publicado em 1969).

BOYER, P.. Religion explained: the evolutionary origins of religious thought. New York: Basic Books, 2001.

BRAGA, J.L.. Lógicas da mídia, lógicas da midiatização? In: FAUSTO NETO, A. [et.al.]. Relatos de investigaciones sobre mediatizaciones. 1a ed. - Rosario: UNR Editora. Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 2015.

___________. . Uma teoria tentativa. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.15, n.3, set./dez, 2012.

___________.. Comunicação, disciplina indiciária. Matrizes, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 73-88, 2008.

____________.. A Sociedade Enfrenta sua Mídia. Dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.

CHARMAZ, K.. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Trad. de Joice Elias Costa. POA: Artmed, 2009.

DASGUPTA, N.; GREENWALD, A. G.. On the Malleability of Automatic Attitudes: Combating Automatic Prejudice With Images of Admired and Disliked Individuals. Journal of Personality and Social Psychology. Vol. 81. No. 5. p. 800-814, 2001.

DI NALLO, E.. Meeting points. Soluções de Marketing para uma sociedade complexa. SP: Ed. Cobra, 1999.

ELIAS, Norbert.. What is Sociology? London: Hutchinson, 1978.

FRANÇA, V. V.. Interações Comunicativas: a matriz conceitual de G.H. MEAD. In: PRIMO, A. et. al.. Comunicação e Interações. Livro da Compós. Porto Alegre: Sulina, 2008.

____________.. “Contribuições de G.H. Mead para pensar a comunicação”. In: Anais do XVI Encontro Anual da Compós. Curitiba: UTP, 2007.

FRY, P.. Estética e política: relações entre “raça”, publicidade e produção da beleza no Brasil. In: GOLDENBERG, M.. Nu & Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002.

GLASER, B.; STRAUSS, A.. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. Chicago/Nova York: Aldine de Gruyter, 1967.

HEPP, A.. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. Matrizes. V. 8 - nº 1 jan./jun. p. 45-64, 2014.

_________; KROTZ, F.. Mediatized worlds: Understanding everyday mediatization. In: A. Hepp, F. Krotz (eds.): Mediatized worlds: Culture and society in a media age. London: Palgrave. p. 1-15, 2014.

__________; HASEBRINK, U.. Human interaction and communicative figurations. The transformation of mediatized cultures and societies. “Communicative Figurations”. Working Paper, n. 2, 2013.

__________.. Mediatization and the ‘molding force’ of the media. Communications. 37, p. 1-28, 2012.

HUTCHINSON, S.. Education and grounded theory. In: SHERMAN, Robert R.; WEBB, R. D. Qualitative research in education: focus and method. Londres: Falmer Press. p. 123-140, 1998.

KRÜGER, H.. Cognição, estereótipos e preconceitos sociais. In: LIMA, M. E. O. Estereótipos, preconceitos e discriminação: perspectivas teóricas e metodológicas. Salvador: EDUFBA, 2004.

KROTZ, F.. Media, Mediatization and Mediatized Worlds: a discussion of the basic concepts. In: A. Hepp, F. Krotz (eds.): Mediatized worlds: Culture and society in a media age. London: Palgrave. p.72-87, 2014.

LEITE, F.. Publicidade Contraintuitiva: Inovação no Uso de Estereótipos na Comunicação. Curitiba: Editora Appris, 2014.

________.. A propaganda contraintuitiva e seus efeitos em crenças e estereótipos. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo/ Escola de Comunicações e Artes/ USP. São Paulo, 2009.

LUCKMANN, B.. The small life-worlds of modern man. Social Research, vol. 37, n. 4, p. 580-596, 1970.

MARTÍN-BARBERO, J.. De los medios a las mediaciones.. Barcelona: Gustavo Gili, 1987.

MARTINS, M.C.S.. A personagem afro-descendente no espelho publicitário de imagem fixa. 2000. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – PUC/SP, São Paulo, 2000.

MARTINS, C.A.M. Racismo Anunciado: o negro e a publicidade no Brasil (1985-2005). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

MEAD, G. H.. Espiritu, persona y sociedad: desde el punto de vista del condutismo social. Barcelona: Paidos, 1982 [publicação original 1934].

PEREZ, C.. Condições antropossemióticas do negro na publicidade contemporânea. In: BATISTA, L.L. e LEITE, F. (Orgs.). O negro nos espaços publicitários brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes/USP: Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, 2011.

PIEDRAS, E. R.. Fluxos Publicitários: anúncios, produtores e receptores. Porto Alegre: Sulinas, 2009.

REVISTA RAÇA BRASIL. A mídia e o futuro. Revista Raça Brasil, n. 147, 2010.

RICHARDS, L.; MORSE, J.M.. Users guide for qualitative methods (2nd Ed.). Thousand Oaks, CA: Sage, 2007.

SHIBUTANI, T.. (1955). Reference groups as perspectives. American Journal of Sociology, vol. 60, n.6, p. 562-569, 1955.

SILVA, P. V. B. et al. Negras (os) e brancas (os) em publicidade de jornais paranaenses. In: BATISTA, L.L. e LEITE, F. (Orgs.). O negro nos espaços publicitários brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes/USP: Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, 2011.

SODRÉ, M... Por um conceito de minoria. In: BARBALHO, Alexandre e PAIVA, Raquel (orgs.). Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005.

STRAUSS, A.. A social world perspective. Studies in Symbolic Interactionism. Vol. 1, n. 1, p. 119-128, 1978.

STROZENBERG, I.. O apelo da cor: percepções dos consumidores sobre as imagens da diferença racial na propaganda brasileira. Comunicação, Mídia e Consumo. Vol.2, n.4. p.199-220. Jul. 2005.

TAROZZI, M.. O que é grounded theory? Metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Trad. de Carmen Lussi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

THOMPSON, J. B.. A mídia e a modernidade: uma teoria da mídia. Tradução de

Wagner de Oliveira Brandao. Petropolis, RJ: Vozes, 1998.

TRINDADE, E.. Recepção e práticas de consumo. Revista Fronteiras, São Leopoldo, v. 31, n. 2, p. 73-80, 2008.

____________.. Estudos Mediáticos da Publicidade e seu Capital Simbólico. Trabalho apresentado no GT de Publicidade e propaganda, do XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, 2007.

UPAL, M. A..What is More Memorable Counterintuitive Concepts Interpreted Metaphorically or Literally? The 29th Annual Meeting of the Cognitive Science Society, 2007.

Publicado

2018-01-01

Como Citar

LEITE, Francisco. EXPERIÊNCIAS DE INTERAÇÃO DE BRASILEIRAS COM PUBLICIDADES CONTRAINTUITIVAS PROTAGONIZADAS POR MULHERES NEGRAS: RECOMENDAÇÕES PARA USOS DA IMAGEM DE NEGROS NA MÍDIA. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 1, p. 803–836, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p803. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3271. Acesso em: 28 mar. 2024.