A NOTICIABILIDADE A PARTIR DO AUDIOVISUAL: da mídia tradicional à recirculação em redes sociais digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p445

Palavras-chave:

Notícia, audiovisual, vídeo “amador”, telejornal, internet

Resumo

O presente artigo busca desenvolver algumas ideias sobre o audiovisual noticioso na contemporaneidade já apresentadas durante a pesquisa de doutoramento da autora. Para isso, discute-se a especificidade da notícia construída a partir da linguagem audiovisual e sua relação com os valores-notícia e com os critérios de noticiabilidade. A utilização de conteúdo “amador” na composição das narrativas noticiosas também faz parte das considerações deste estudo, que discute o caso de Fabiane Maria de Jesus, morta em 2014 após ser confundida com um retrato falado que circulava nas redes sociais digitais. Constata-se, portanto, a necessidade de mais estudos sobre ética e noticiabilidade envolvendo narrativas audiovisuais no Brasil.

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Biografia do Autor

Leila Nogueira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFBA). Atualmente é professora adjunta do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e integrante dos grupos de pesquisa Cultura Científica, Gênero e Jornalismo (UFRB) e Analítica (UFBA). E-mail: nogueira.leila@gmail.com

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

NOGUEIRA, Leila. A NOTICIABILIDADE A PARTIR DO AUDIOVISUAL: da mídia tradicional à recirculação em redes sociais digitais. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 445–467, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p445. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5500. Acesso em: 28 dez. 2024.