A NOTICIABILIDADE A PARTIR DO AUDIOVISUAL: da mídia tradicional à recirculação em redes sociais digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p445

Palavras-chave:

Notícia, audiovisual, vídeo “amador”, telejornal, internet

Resumo

O presente artigo busca desenvolver algumas ideias sobre o audiovisual noticioso na contemporaneidade já apresentadas durante a pesquisa de doutoramento da autora. Para isso, discute-se a especificidade da notícia construída a partir da linguagem audiovisual e sua relação com os valores-notícia e com os critérios de noticiabilidade. A utilização de conteúdo “amador” na composição das narrativas noticiosas também faz parte das considerações deste estudo, que discute o caso de Fabiane Maria de Jesus, morta em 2014 após ser confundida com um retrato falado que circulava nas redes sociais digitais. Constata-se, portanto, a necessidade de mais estudos sobre ética e noticiabilidade envolvendo narrativas audiovisuais no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Nogueira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFBA). Atualmente é professora adjunta do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e integrante dos grupos de pesquisa Cultura Científica, Gênero e Jornalismo (UFRB) e Analítica (UFBA). E-mail: nogueira.leila@gmail.com

Referências

BACCIN, Alciane Nolibos. Mudanças estruturais no jornalismo: resgatando os clássicos para entender a construção dos acontecimentos nas redes. Anais do 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Brasília, Universidade de Brasília, 2013.

BENEDETI, Carina Andrade. A Qualidade da Informação Jornalística: do conceito à prática. Série Jornalismo a Rigor, vol. 2. Florianópolis: Insular, 2009.

DALMONTE, Edson. Novos cenários comunicacionais no contexto das mídias interativas. Revista Famecos (Online). Porto Alegre, v. 22, n. 2, abril-junho/2015.

DAYAN, Daniel; KATZ, Elihu. A história em directo – Os acontecimentos mediáticos na televisão. Tradução de Ângela e José Carlos Bernardes. Coimbra: Minerva Editora, 1999.

FECHINE, Yvana. Televisão e Presença: uma abordagem semiótica da transmissão direta. São Paulo: Estação da Letras e Cores, 2008.

FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A fabricação do presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais. São Cristóvão: Editora UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2005.

GENRO FILHO, Adelmo. O Segredo da Pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre: Ortiz (2ª impressão), 1989.

GOMES, Pedro Gilberto. Midiatização: um conceito, múltiplas vozes. Revista Famecos – mídia, cultura e tecnologia (online). Porto Alegre, v. 23, n. 2, maio/agosto de 2016.

GOMES, Wilson. Jornalismo, fatos e interesses: ensaios de teoria do jornalismo. Série Jornalismo a Rigor, vol. 1. Florianópolis: Insular, 2009.

LEMOS, André. Cidade e Mobilidade. Telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. Revista Matrizes, nº 1, out. 2007, p. 121-137.

MEDITSCH, Eduardo. O Conhecimento do Jornalismo. Florianópolis: Editora da UFSC, 1992.

NOGUEIRA, Leila. Jornalismo de Atrações - como os vídeos “amadores” contemporâneos aproximaram a cobertura do Jornal Nacional do cinema dos primeiros tempos. 2016. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2016.

PEREIRA JÚNIOR, Alfredo Eurico Vizeu. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 3ª ed., 2003.

RODRIGUES, Adriano Duarte. O acontecimento. In: TRAQUINA, Nelson.(org.). Jornalismo, questões, teorias e estórias. Lisboa:Vega, 1993, pp. 27-33.

SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. Estudos em Jornalismo e Mídia. Vol. II, nº 1, 1º semetre de 2005.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo – a tribo jornalística: uma comunidade interpretativa transnacional. Vol. II. Florianópolis: Insular, 2005.

WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ZIZEK, Slavoj. Bem-vindo ao deserto do real! – cinco ensaios sobre o 11 de setembro e datas relacionadas. São Paulo: Boitempo Editorial, coleção Estado de Sítio, 2003.

Publicado

2018-06-29

Como Citar

NOGUEIRA, Leila. A NOTICIABILIDADE A PARTIR DO AUDIOVISUAL: da mídia tradicional à recirculação em redes sociais digitais. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 445–467, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p445. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5500. Acesso em: 22 nov. 2024.