A NOTICIABILIDADE A PARTIR DO AUDIOVISUAL: da mídia tradicional à recirculação em redes sociais digitais
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p445Palavras-chave:
Notícia, audiovisual, vídeo “amador”, telejornal, internetResumo
O presente artigo busca desenvolver algumas ideias sobre o audiovisual noticioso na contemporaneidade já apresentadas durante a pesquisa de doutoramento da autora. Para isso, discute-se a especificidade da notícia construída a partir da linguagem audiovisual e sua relação com os valores-notícia e com os critérios de noticiabilidade. A utilização de conteúdo “amador” na composição das narrativas noticiosas também faz parte das considerações deste estudo, que discute o caso de Fabiane Maria de Jesus, morta em 2014 após ser confundida com um retrato falado que circulava nas redes sociais digitais. Constata-se, portanto, a necessidade de mais estudos sobre ética e noticiabilidade envolvendo narrativas audiovisuais no Brasil.
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