AS NARRATIVAS MITOMIDIATIZADAS PROPAGANDEADAS SOBRE A AMAZÔNIA PELA publiCIDADE.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p293

Palavras-chave:

Amazônia, Publicidade, Mitomidiatização, Lendas, Guaraná

Resumo

Como ponto de partida na reflexão sobre o uso de lendas e mitos nas narrativas publicitárias como forma de “vender” ideias e produtos, buscamos, com este artigo, discutir a mitomiadiatização pela atividade publicitária do potencial mercadológico que o imaginário amazônico exerce sobre diversos públicos-alvo com relação às lendas, os mitos e as “histórias” contadas sobre a região amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Cezar Silva dos Santos, Faculdade de Comunicação – FacomInstituto de Letras e Comunicação – ILCUniversidade Federal do Pará – UFPA

Consultor de ideias, Publicitário e Professor Universitário. Graduado em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda - pela Universidade Federal do Pará, mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em História pela PUC/SP. Professor adjunto da Universidade Federal do Pará. Diretor Norte da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade - ABP2. Diretor da Ascom - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA. Exerce atividades na área de Comunicação, marketing, gestão de marcas, criação publicitária, planejamento estratégico e comunicação institucional. Autor do livro Sempre Coca-Cola: isso é que é sabor de modernidade.

Referências

AMARAL FILHO, Otacílio. Verde que te quero verde: a estética da marca

Amazônia. In: MALCHER, Maria Ataíde; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; LIMA,Regina Lucia Alves de; AMARAL FILHO, Otacílio (orgs.). Comunicação midiatizada na e da Amazônia. Vol. 2. Belém: FADESP, 2001.

BARRETO, Roberto Menna. Agências de propaganda e as engrenagens da história. São Paulo: Summus, 2006.

CRUZ, G. L. Dicionário das plantas úteis do Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.

DURAND, Gilbert. O imaginário: Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. São Paulo: DIFEL, 2009.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da lingua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2009.

GHEERBRANT, Alain; e CHEVALIER, Jean. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

PAES LOUREIRO, João de Jesus. A conversão semiótica na arte e na cultura. Edição Trilingue. Belém: EDUFPA, 2007.

RESQUE, Olímpia Reis. Amazônia Exótica: curiosidades da floresta. 2, ed. Belém: Swedenborg Comércio de Livros e Artes, 2012.

ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades dos séculos XVII ao XIX. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

SALERNO, Silvana. Viagem pelo Brasil em 52 Histórias. São Paulo: Companhia

das Letrinhas, 2006.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning,

.

SANTOS, Luiz Cezar S. dos. publiCIDADE belle époque: A mídia impressa nos periódicos da cidade de Belém entre 1870-1912. Tese de Doutorado apresentada no programa de pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC: 2011.

SOULAGES, Jean-Claude. Discurso e mensagens publicitárias. In: CARNEIRO, Agostinho Dias (Org.) O discurso da mídia. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1996.

Publicado

2016-12-25

Como Citar

SANTOS, Luiz Cezar Silva dos. AS NARRATIVAS MITOMIDIATIZADAS PROPAGANDEADAS SOBRE A AMAZÔNIA PELA publiCIDADE. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 5, p. 293–309, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p293. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2205. Acesso em: 19 nov. 2024.