AS NARRATIVAS MITOMIDIATIZADAS PROPAGANDEADAS SOBRE A AMAZÔNIA PELA publiCIDADE.
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p293Mots-clés :
Amazônia, Publicidade, Mitomidiatização, Lendas, GuaranáRésumé
Como ponto de partida na reflexão sobre o uso de lendas e mitos nas narrativas publicitárias como forma de “vender” ideias e produtos, buscamos, com este artigo, discutir a mitomiadiatização pela atividade publicitária do potencial mercadológico que o imaginário amazônico exerce sobre diversos públicos-alvo com relação às lendas, os mitos e as “histórias” contadas sobre a região amazônica.
Téléchargements
Références
AMARAL FILHO, Otacílio. Verde que te quero verde: a estética da marca
Amazônia. In: MALCHER, Maria Ataíde; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; LIMA,Regina Lucia Alves de; AMARAL FILHO, Otacílio (orgs.). Comunicação midiatizada na e da Amazônia. Vol. 2. Belém: FADESP, 2001.
BARRETO, Roberto Menna. Agências de propaganda e as engrenagens da história. São Paulo: Summus, 2006.
CRUZ, G. L. Dicionário das plantas úteis do Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
DURAND, Gilbert. O imaginário: Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. São Paulo: DIFEL, 2009.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da lingua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2009.
GHEERBRANT, Alain; e CHEVALIER, Jean. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. A conversão semiótica na arte e na cultura. Edição Trilingue. Belém: EDUFPA, 2007.
RESQUE, Olímpia Reis. Amazônia Exótica: curiosidades da floresta. 2, ed. Belém: Swedenborg Comércio de Livros e Artes, 2012.
ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades dos séculos XVII ao XIX. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SALERNO, Silvana. Viagem pelo Brasil em 52 Histórias. São Paulo: Companhia
das Letrinhas, 2006.
SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning,
.
SANTOS, Luiz Cezar S. dos. publiCIDADE belle époque: A mídia impressa nos periódicos da cidade de Belém entre 1870-1912. Tese de Doutorado apresentada no programa de pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC: 2011.
SOULAGES, Jean-Claude. Discurso e mensagens publicitárias. In: CARNEIRO, Agostinho Dias (Org.) O discurso da mídia. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1996.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.